.Bate-papo

Há cinco décadas, o Brasil ganhava sua primeira Copa do Mundo. O antropólogo Édison Gastaldo, professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e autor dos livros Pátria, Chuteiras e Propaganda - o brasileiro na publicidade da Copa do Mundo e Nações em Campo: Copa do Mundo e identidade nacional, fala dessa vitória.

A Copa do Mundo é nossa - sim, mas a de 1958!

A Copa do Mundo é nossa - sim, mas a de 1958!

A seleção estava em sintonia com aquele Brasil da nova capital, da Bossa Nova, do cinema novo, do desenvolvimentismo de JK?
Gastaldo - O ano de 1958 foi um marco na moderna história nacional. Tudo deu certo para o Brasil, e a vitória na Copa do Mundo, embora não tenha sido motivada nem pela Bossa Nova, nem pelo Cinema Novo, desempenhou papel importante naquele momento de otimismo nacional. Como dizia a marchinha da época, "a taça do mundo é nossa, com brasileiro não há quem possa!"

A Copa de 1958 acabou então com a síndrome de vira-lata do brasileiro?
Gastaldo - Na verdade, não acabou com o coitadismo, com a idéia de que "o brasileiro é um vira-lata entre os homens, e o Brasil um vira-lata entre as nações", mas deu um forte argumento à idéia oposta. É interessante pensar que, apenas 12 anos depois, o Brasil viria a ser tricampeão do mundo e se auto-intitularia "o país do futebol". Mas é só a seleção brasileira perder jogos decisivos que as acusações voltam...



No inverno, temos aquela sensação maior de fome. E não é engano, não! A nutricionista Denize Ziegler, professora da Unisinos, explica por que isso ocorre e dá dicas de como não terminar a estação em briga com a balança.

Para não brigar com a balança

Para não brigar com a balança

Temos mais fome no inverno?
Sim. Realmente sentimos fome, porque o organismo consome mais energia para manter nossa temperatura média de 36,5ºC.

O que podemos fazer para saciar essa fome e não engordar?

O indicado é consumir cereais e alimentos integrais, que ajudam a manter a sensação de saciedade e ainda são bem digeridos pelo organismo. As bebidas quentes também ajudam. Os chás favorecem o aquecimento do corpo e ainda hidratam.

Depois de um final de semana de comilança percebemos um aumento de peso. Quer dizer que engordamos mesmo ou não?
Obviamente se não fizermos atividade física, essas calorias todas podem se transformar em gordura, mas isso somente será percebido ao final de uma semana. Então, o aumento de peso percebido na segunda-feira muitas vezes pode ser apenas uma retenção de líquidos.

Confira uma receita que deixa um dos pratos mais tradicionais da nossa mesa, mais saudável e gostoso.

Arroz integral com gergelim

Ingredientes
1 xícara de arroz integral
4 xícaras de água
2 colheres de óleo de girassol ou canola
1 cebola picada
1 dente de alho amassado
1 colher de salsinha picada
sal a gosto
4 colheres de sementes de gergelim torradas levemente numa frigideira

Modo de preparar
1. Escolha e lave o arroz e deixe-o de molho de um dia para outro em três xícaras de água
2. Aqueça o óleo e frite levemente o alho, a cebola, a salsinha e o sal
3. Acrescente o arroz com a água em que foi hidratado e acrescente mais uma xícara de água
4. Espere levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente uma hora, até o arroz ficar bem macio.
5. Antes de servir, misture levemente as sementes de gergelim torradas.



Voltar
 
 
 

Rodapé - Links