Talentos comumente concentrados em bandas marciais, sinfônicas ou militares terão suas notas musicais e experiências compartilhadas na II Conferência Regional Sul Brasileira de Tubas e Eufônios, na antiga sede da Unisinos, no Centro de São Leopoldo. Entre os dias 11 e 15 de junho, o evento oferecerá capacitação instrumental de tubistas e eufonistas, sem restrição de idade ou nível. Os profissionais que circularem por determinados pontos de São Leopoldo e Porto Alegre também poderão participar sem custo algum.
Todos os aspectos que fazem parte da formação de um músico profissional serão trabalhados: música de câmara , masterclasses, classes individuais, concertos, grupos de discussão sobre o histórico do instrumento, seu repertório e atual posicionamento das atividades destes instrumentos na região sul.
Para o ano de 2010 foi escolhido o tema “A Tuba e o Eufônio na Música Brasileira". Todos os itens cobrem desde a capacitação necessária para um ingresso em um grupo profissional, até aspectos que constroem a ética de um músico.
A Conferência contará com a presença de diversos artistas, entre eles Wilthon Matos, Fernando Deddos e Carlos Schmidt.
Mais informações no site da Orquestra Unisinos