.Cultura

11/04/2014 · 11:46
A vitória da soprano
Elisa Machado, cantora da Orquestra Unisinos Anchieta, vence prêmio de ópera
Tamanho da Letra
Texto: Gustavo Ev
Imagens: Maurício M., Stefanie M., Leonardo S./ Divulgação

Foi realizado na última semana, entre os dias 30 de março e 6 de abril, o 12º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, nas cidades de Jacareí e São Paulo. O festival, neste ano, passou a ter o Grande Prêmio Absoluto, outorgado àquele participante de maior destaque na competição. A vencedora foi Elisa Machado, soprano, preparadora vocal dos corais Unisinos e Allegro e cantora da Orquestra Unisinos Anchieta.

Fiquei muito feliz, mas bastante surpresa”, enfatiza Elisa, que no primeiro momento não acreditou que tivesse vencido. Segundo ela, o fato do concurso ter muitos participantes, e todos eles com um nível elevado de preparação, fez com que não gerasse muitas expectativas: “Não é só o preparo técnico que conta, é preciso controlar as emoções também”, destaca.



Nas apresentações, todos os participantes deveriam inscrever seis árias de ópera, e no mínimo, em dois idiomas. Elisa levou duas árias em francês, a qual uma delas foi apresentada na final, e quatro em italiano. As etapas foram divididas em três fases: eliminatórias, semifinal e final, além dos recitais dos vencedores nas duas cidades-sede. A organização do evento realizou ainda, um recital com a soprano grega Dimitra Theodossiou, que também fez parte da banca de júri, e uma conferência, com maestros, cantores e diretores de teatro, todos da banca. Os assuntos tratados falavam sobre o cenário da ópera na Europa e no mundo, e o preparo na carreira de cantor de ópera.

Elisa ressalta que o prêmio, em um evento de grande porte, é importante não só para ela, mas também, para a universidade e para a Orquestra Unisinos Anchieta. “O fato de eu concorrer com vários candidatos e ser escolhida para o prêmio principal reforça a qualidade do meu trabalho e aponta que estou na direção certa. Isso faz com que os locais onde presto serviço também tenham maior crédito”, observa.



Voltar
Rodapé - Links