.Cultura

12/04/2010 · 13:54
Mostra especial Jean Rouch está em cartaz no Cine Santander Cultural
Programação apresenta a filmografia do realizador e etnólogo francês
Tamanho da Letra
Texto: Da Redação
Imagens: Divulgação


O Cine Santander Cultural, em Porto Alegre, exibe, até 18 de abril, filmes do cineasta-antropólogo francês Jean Rouch. Curtas-metragens e produções raras sobre o povo africano – a maioria inédita no Brasil – estão em cartaz junto com clássicos como: A Pirâmide Humana, Pouco a Pouco e Jaguar. Com curadoria de Mateus Araújo Silva, o ciclo reúne um conjunto de 36 filmes, divididos em 17 programas. A iniciativa é da Associação Balafon, com o patrocínio da Secretaria do Audiovisual e o Ministério da Cultura, que levou a retrospectiva para oito capitais brasileiras. São exibições raras com legendas em português e entrada franca
Segundo Mateus Araújo Silva, curador da mostra, se muitos sabiam que Rouch é um cineasta fundamental e um africanista importante, pouquíssimos haviam tido um contato direto e efetivo com o conjunto de sua obra. “Seus escritos numerosos ainda esperavam a iniciativa de editores audazes para serem traduzidos entre nós, e sua vasta filmografia ainda esperava uma retrospectiva mais ampla. O que torna a iniciativa da mostra em 2009 e seus desdobramentos – itinerância, lançamento do catálogo e do site - fundamental para o enriquecimento da nossa cultura cinematográfica.”


Sobre Jean Rouch
         Cineasta de mais de cem filmes e antropólogo de extensa obra escrita, Jean Rouch (1917-2004) atravessou o século como se vivesse sete vidas cheias de facetas e paradoxos. Ele foi ao mesmo tempo eminência parda do cinema francês moderno, antropólogo africanista com doutorado defendido na Sorbonne em 1952 sobre os Songhay, pesquisador do CNRS por anos a fio e autor da obra mais importante de todos os tempos no campo do filme etnográfico. Como objeto privilegiado do seu trabalho, elegeu alguns países da África Ocidental (sobretudo Níger e Mali, mas também Costa do Marfim e Gana), dos quais nos deixou um acervo de imagens e sons sem paralelo. Mas também filmou muito na França e noutros países, revelando sempre, por onde tenha andado, curiosidade pelas diversas culturas e vontade de compreendê-las.
Seus filmes influenciaram a geração de cineastas da Nouvelle Vague e nos anos 60, ele fez parte de uma vertente do documentário que ficou conhecida como "cinema verdade". Sua obra, diversas vezes premiada em Veneza, Cannes e Berlim, se compõe de documentários etnográficos ( Os Mestres Loucos e Sigui sintese), sociológicos (Crônica de um Verão) e ficções ( Eu, um Negro e Cocorico, Monsieur Poulet).

Com projetos que respeitam as demandas e os repertórios locais e contribuem para a transformação social, o Grupo Santander Brasil atua na área da cultura formando uma rede de parcerias que promove iniciativas multidisciplinares e contemporâneas. Essa prática potencializa a dimensão educativa, cidadã, interativa e empreendedora da cultura com foco no desenvolvimento, norteando  as centenas de ações institucionais, programas e projetos realizados, além dos institutos culturais de Porto Alegre e Recife.  Confira a programação:
 
 
MOSTRA ESPECIAL JEAN ROUCH

13/04
14h45              Os mágicos de Wanzerbé + Iniciação à dança dos possuídos + Circuncisão + Cemintério na falésia + Batalha no grande rio
17h00              Mamy Water + Os mestres loucos + Baby Gana + Moro Naba
19h00              Jaguar
 
14 /04
15h00              Eu, um negro
17h00              A pirâmide humana
19h00              Crônica de um verão  co-dir: Edgard Morin
 
15/04
15h00              Saída das noviças em Sakpata co-diretor: Gilbert Rouget + Baterias Dogon - Elementos para um estudo dos ritmos co-diretor: Gilbert Rouget + Porto Novo. Balé da corte das mulheres do rei  co-diretor: Gilbert Rouget
17h00              A caça ao leão com arco + Um leão chamado Americano
19h00              Sigui síntese
 
16/04

15h00              Yenendi, os homens que fazem chover + Yenendi de Boukoki+Yenendi de Ganghel - A aldeia fulminada
16h30              Tourou e Bitti - Os tambores de outrora + Tanda Singui + Horendi + Pam Kuso Kar ("quebrar os potes de Pam")
19h00              Pouco a pouco (versão curta)
 
17/04
15h00              O enterro do Hogon + O Dama d'Ambara - Encantar a morte
16h30              VW malandro + Cocorico! Monsieur poulet
19h00              Ispahan: Carta persa - A mesquita do xá em Ispahan+ Makwayela + Bateau-givre
 
18/04

15h00             Nas pegadas da raposa pálida – Pesquisas no país Dogon 1931-1983  Luc de Heusch + Jean Rouch e Germaine Dieterlen, "o futuro da lembrança"  Philippe Costantini
17h00              Mosso mosso - Jean Rouch como se…  Jean-André Fieschi
19h00              Jaguar
 
O Santander é parceiro da universidade no desenvolvimento do novo Cartão Unisinos, para maiores informações sobre essa ferramenta clique aqui .

Comentários

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Mais Notícias

02/07/2010 · 14:23
Cartão Unisinos: tudo em um
10/05/2010 · 10:55
Os finalistas do FILE PRIX LUX
15/12/2009 · 17:21
Fototalentos’10


Eu + Repórter

Ronaldo Bernardi fala sobre fotojornalismo

Viu?

o site de vídeos da UNISINOS

TV Unisinos


Voltar