.Cultura

17/04/2013 · 10:54
Pensar a Cultura
Livro que reúne artigos, conferências e entrevistas é lançado na próxima segunda
Tamanho da Letra
Texto: Da Redação
Imagens: Divulgação

Sabemos, sim, criar e desfazer fronteiras feitas como se fossem pontes para a outra margem do tempo” afirma o escritor africano Mia Couto, na última frase da obra Pensar a Cultura, primeiro livro da mais recente série doFronteiras do Pensamento. Organizada pelo jornalista Cassiano Elek Machado, a publicação ganha lançamento em Porto Alegre no dia 22/4.

Com o objetivo de dar novos formatos ao conteúdo gerado em sete anos do projeto Fronteiras do Pensamento, o livro apresenta um conjunto de nove textos com as conferências do cineasta Wim Wenders e dos escritores Mario Vargas Llosa, Michel Houellebecq, Tom Wolfe e Orhan Pamuk, além de entrevistas com o linguista Tzvetan Todorov e da curadora Lynne Cooke com o artista Richard Serra. A obra traz ainda um ensaio visual da artista Mayana Redin e um artigo do escritor Mia Couto.

Nas palavras do organizador, o livro foi concebido como um breve atlas de debates culturais contemporâneos, no qual habita a diversidade. Pontos de vista de um búlgaro, um peruano, um moçambicano, um alemão, dois americanos, um turco, um francês, uma australiana e uma brasileira, entre escritores, cineastas, jornalistas, artistas plásticos e pensadores fornecem “Retratos em grande angular, sejam fotografias de suas áreas de atuação específicas ou da cultura de modo mais global”, define Machado.

A partir deste norte, a obra traz discussões diversas, como um cinema com “forte sentido de lugar”, um elogio à arte não linear, uma constatação do provável “solapamento da cultura tradicional”, uma defesa apaixonada do romance e confissões acerca de viagens, cenas, histórias presenciadas e pensamentos muito próprios de personalidades provocativas em seus discursos e observações sobre a produção cultural contemporânea.

Sobre a série Pensar

A ideia por trás de Pensar a cultura – a de promover um espaço de demarcação no qual as fronteiras foram feitas para serem transpostas – é também o norte que guia toda uma nova série de produções literárias do Curso de Altos Estudos. Concebida em parceria com a equipe curatorial do Fronteiras e a Arquipélago Editorial, as obras vão ser organizadas por uma divisão temática a fim de potencializar o interesse do leitor.

Daí a linguagem gráfica mais moderna e a variedade de formatos, como a inclusão de entrevistas, artigos e ensaios visuais. De acordo com o editor da série, Tito Montenegro, as obras irão apresentar os conteúdos das mais de 130 conferências já realizadas por meio de uma organização diferenciada e alargada nas questões de debate tradicionalmente propostas pelo Fronteiras do Pensamento.

Sobre o organizador

Cassiano Elek Machado estudou Jornalismo na PUC-SP e Ciências Sociais na USP. Como jornalista, trabalhou por dez anos como repórter, redator e editor do caderno Ilustrada, da Folha de S. Paulo; depois, foi redator-chefe da revista Trip e editor da revista Piauí. Também foi diretor de programação da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), em 2007, e diretor editorial da Cosac Naify (2008-2012). Voltou à Folha de S. Paulo em 2012 como repórter especial.

Sobre o Fronteiras do Pensamento

O Fronteiras do Pensamento é um projeto cultural múltiplo que aposta na liberdade de expressão intelectual e na educação de qualidade como ferramentas para o desenvolvimento. Por meio de uma série anual de conferências, o Fronteiras abre espaço para o debate e a análise da contemporaneidade e das perspectivas para o futuro, apresentando pensadores, cientistas e líderes que são vanguardistas em suas áreas de pesquisa e pensamento.

Temas, ideias e personalidades que moldam o nosso tempo ocupam o palco do Fronteiras, que tem como valores básicos o pluralismo das abordagens e o rigor acadêmico e intelectual de seus convidados. Desta forma, o Curso de Altos Estudos busca avaliar tendências, aceitando a provocação destes que são, hoje, alguns dos mais renomados pensadores em atuação no mundo, constituindo uma linha interdisciplinar de pensamento. Em seus sete anos de existência, o Fronteiras do Pensamento conta com mais de 130 conferências realizadas para milhares de espectadores.

Serviço:

O que: Lançamento do livro Pensar a Cultura
Quando: 22/4, às 19h30
Onde: Palavraria Livros e Café, Rua Vasco da Gama, n°165, Porto Alegre
Pontos de venda: Palavraria, Bamboletras e Studio Clio
Preço: R$35

Fronteiras do Pensamento Porto Alegre é apresentado pela Braskem. Patrocínio: Unimed Porto Alegre, Weinmann Laboratório, Santander, CPFL Energia, Natura e Gerdau. Promoção: Grupo RBS. O projeto conta com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul como universidade parceira e parceria cultural de Unisinos, Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.


Mais Notícias

16/06/2014 · 10:37
Um líder coerente e versátil
12/05/2014 · 16:33
Concertos Comunitários
07/02/2014 · 13:02
Indústria Criativa
31/01/2014 · 15:16
Pelo diálogo
11/12/2013 · 13:50
Prêmio Açorianos
Buscar
Edições Anteriores
Assine a Newsletter

Voltar
Rodapé - Links