Entidades da sociedade civil, militantes e acadêmicos vão discutir perspectivas e avanços no campo das políticas sociais no Brasil e no mundo, durante o 4º Seminário de Políticas Sociais - O Papel Público das Políticas na Garantia dos Direitos Sociais. O evento faz parte do Fórum Social Mundial 2010 (FSM), e acontence no dia 27/1, no Anfiteatro Padre Werner, da Unisinos, em São Leopoldo.
Nesta edição, o FSM conta com nomes importantes do cenário mundial como o professor Boaventura de Sousa Santos, diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal; Silvio Caccia Bava, sociólogo e coordenador executivo do Instituto Pólis, e a senadora Marina Silva.
Importância do Seminário
No ano em que o Fórum Social Mundial completa 10 anos de história, Porto Alegre realizará um seminário de avaliação dos processos desencadeados por este grande movimento mundial por um “outro mundo possível”. Daí a importância de se retomar a ideia que originou a proposta do Seminário de Políticas Sociais, resgatando o debate travado nos seminários anteriores e olhando para o contexto atual.
O tema escolhido
O papel público das políticas na garantia dos direitos sociais propõe a análise e o debate sobre as realidades, possibilidades e limites da garantia dos direitos sociais e da materialização das políticas sociais a partir do protagonismo do Estado, dos governos e das organizações da sociedade civil e suas novas relações. Busca enfocar o momento atual em que se percebe o abandono progressivo da ideia de um Estado mínimo e uma responsabilização crescente dos governos pela implementação das políticas sociais tendo em vista a necessidade de uma integração, agora sob outras bases, entre o poder público e as organizações da sociedade civil, avaliando e reconfigurando os papeis de ambos.
Programação:
15h - Abertura e mística
15h30 - As Políticas Sociais e a sua expressão nas realidades contemporâneas - Silvio Caccia Bava (Instituto Polis e Le Monde Diplomatique) e Hélios Puig Gonzáles (Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul)
16h30min - Debate
17h - Intervalo
17h10 - O papel público das Políticas na garantia dos direitos sociais - Marina Silva (Senadora) e Boaventura de Sousa Santos (Universidade de Coimbra)
18h30 - Debate
19h30 - A Agenda Mundial das Políticas Sociais 2010 - revisada e atualizada - José Rogério Lopes (Unisinos)
20h - Encerramento
Clique aqui e confira a programação de todo o evento!