.Entrevista

10/05/2013 · 12:00
Refletir para entender
Escola de Direito quer deixar o conservadorismo da área de lado, para torná-la mais próxima da sociedade atual
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Texto: Pablo Furlanetto
Imagens: Rodrigo W. Blum / Divulgação

O mundo está mudando e, consequentemente, as áreas de ensino também. É preciso se atualizar para acompanhar a sociedade tecnocientífica de hoje. Essa é uma preocupação do Direito, de perder o caráter rançoso e conservador para se tornar um espaço de reflexão e entendimento. “Nós temos objetivos estratégicos e, dentro deles, temos algumas prioridades. A primeira delas é o projeto de internacionalização”, explica o decano da Escola de Direito, Vicente de Paulo Barretto, que também fala, na entrevista, sobre o novo conceito que a Unisinos está adotando para os campos do conhecimento.

J.U. - Por que criar a Escola de Direito?
Barretto - Dentro do planejamento estratégico da universidade, as escolas têm um papel específico extremamente importante, que é a reunião, dentro da mesma orientação, dos diferentes cursos que compreendem as seis áreas da Unisinos. Talvez a Escola de Direito seja a que tenha a menor diversidade de cursos, por ter apenas um. Mas é um curso com três patamares de ensino, com excelência. Logo, a escola permite o desenvolvimento e a operacionalização integrada desses diferentes níveis acadêmicos para o ensino do Direito.


J.U. - Qual o principal objetivo da escola?
Barretto - É a integração da pesquisa e da formação, fazendo com que os diferentes níveis de ensino e de investigação científica convirjam para o mesmo ponto, que é a formação de um profissional e, também, de um acadêmico adequado aos desafios do Direito do século 21.

J.U. - E a Escola de Direito já está trabalhando com o seu conceito?
Barretto - Sim. Por exemplo, vamos ter um processo de montar um sistema de avaliação para toda a escola, para servir como planejamento estratégico mais objetivo, calcado na realidade.

J.U. - Como o conceito já está sendo aplicado, os alunos já podem notar alguma diferença no dia a dia das aulas?
Barretto - Ainda não, pois nossos projetos estão passando por um amadurecimento. Na verdade, tanto a pós, como a graduação e a extensão estão sendo, progressivamente, adequadas à implementação desse projeto pedagógico, que é a integração dos diferentes níveis de ensino, formação e pesquisa com o mesmo objetivo, a formação do profissional e do pesquisador do Direito no século 21.


J.U. - Existe alguma diretriz, algum planejamento para longo prazo?
Barretto - Nós temos objetivos estratégicos e, dentro deles, temos algumas prioridades. A primeira delas é o projeto de internacionalização, que é inclusive da reitoria. Estamos levando o Direito para essa linha, a adequação dos nossos cursos à sociedade tecnocientífica da contemporaneidade. Assim, o Direito perde o caráter rançoso e conservador, e torna-se um verdadeiro espaço de reflexão e entendimento da sociedade. Também, vamos dar acentuada ênfase nos cursos de extensão, a integração da comunidade jurídica externa nas atividades de educação permanente, que é uma grande prioridade. A pesquisa e a investigação científica da pós-graduação serão a base da formulação das novas políticas.

J.U. - E, nesse contexto, qual será o papel do decano?
Barretto - O papel do decano não é burocrático, é estratégico para a universidade. É repensar os diferentes níveis de cursos em função da vocação da Unisinos para a internacionalização e para a inserção dentro do espírito humanista cristão na contemporaneidade.



J.U. - Para a área do Direito, por que é importante ter uma escola que a represente? Esse movimento é uma tendência global?
Barretto - Nas grandes universidades às vezes nem chamamos de escolas, mas, na verdade, todas elas têm a tendência de ordenar a área do conhecimento em função de uma proposta geral da instituição de ensino.


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