A aula inaugural do curso de Realização Audiovisual, na tarde desta segunda-feira, contou com um ministrante ilustre. Jorge Furtado falou sobre a importância do cinemaa calouros e turmas que se despedem este ano da Unisinos. O evento ocorreu no auditório Erico Verissimo, nas Ciências da Comunicação.
Na platéia, estavam alunos, professores, coordenadores dos cursos de Comunicação e curiosos. \"O cinema nasce de um desejo interior, de um prazer\", afirmou Furtado. O cineasta falou sobre o gosto popular, o porquê de algumas produções estarem na preferência do povo mesmo não sendo tão boas. \"Temos que entender o motivo pelo qual as coisas são gostáveis. Não há relação direta entre qualidade e aceitação do público\", disse.
Jorge Furtado deu dicas aos acadêmicos: \"Leiam muito e procurem formar uma turma. As produções audiovisuais dependem de um conjunto, de afinidades. A arte requer comunhão, não há sentido em escrever um filme para si mesmo\", comentou. Os alunos perguntaram sobre a inserção do cinema no mercado. \"O cinema está em ritmo crescente, mas temos outras possibilidades como a televisão e a própria internet\", lembrou.
Jornalista, abandonou a faculdade de Medicina para se dedicar ao cinema. Seu encantamento pela carreira veio ao assistir Deu pra ti anos 70, filme com direção de Nelson Nadotti e Giba Assis Brasil. \"Entrei para a faculdade de Jornalismo porque oferecia disciplinas de cinema. Se pudesse, hoje faria um curso como o da Unisinos\", afirmou.
Furtado não trabalha apenas com cinema. Roteiros de séries e programas de televisão como Comédia da Vida Privada, Agosto e Caramuru: A Invenção do Brasil são de sua autoria.Além disso, foipremiado em importantes festivais com filmes como Luna Caliente, Houve uma vez dois Verões e O Homem que Copiava. Sua última produção, Meu Tio Matou um Cara, ficou em sexto lugar nas bilheterias em seu final de semana de estréia. \"Desde minha primeira produção, em 1984, estou aprendendo muito. Como tudo que filmamos é visto e criticado, uso isso como exercício para melhorar a cada dia\", finalizou.
Mandamentos de Furtado
- Esqueça a originalidade para ir em frente. O importante é relacionar idéias.
- \"Há algo de todos em todos\". A vida real, a música, a literatura e as artes plásticas são ótimos lugares para buscar idéias.
- Não esqueça do espectador.
- O poeta deve ocultar o máximo de si mesmo. O importante é deixar as idéias fluírem interferindo o mínimo possível.
- \"Inspiração é coisa de amador\". Concentre-se nas idéias.
- A técnica tem grande importância na expressão artística. A tecnologia altera a arte e a linguagem.
- Desconfie do óbvio. Quebre as regras. Provoque surpresas.
- Para fazer um filme, muitas idéias são necessárias. \"O orçamento é a estética\".
- Cinema é trabalho em equipe.
- Saiba a hora de parar. É importante terminar o filme na hora certa.
- Tudo o que o cinema faz, a literatura já fez. Leia muito.