.Especialização e MBA

13/05/2013 · 15:43
Inovação e criatividade
Curso de Especialização em Design de Moda realiza Workshop de Sistemas-Produto em moda
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Texto: Michelli Machado
Imagens: Rodrigo Blum

O workshop realizado em 11/5 aliou realidade de mercado com processo criativo. A partir de uma parceria criada com a Grendene, via Ipanema, os estudantes do curso de Especialização em Design de Moda tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência profissional, apresentando o processo de pensamento que levou a criação do produto.  “Colocar em prática o conhecimento adquirido e ao mesmo tempo ter um feedback de alguém do mercado, para saber se o que eles estão criando é possível de fazer ou não, esse é o maior ganho dos alunos”, declarou Paula Visoná, coordenadora do curso.


Esse é o terceiro encontro, neste formado, reunindo estudantes e profissionais. A aluna graduada em administração, Elisa Bergamaschi, destacou que o workshop trouxe a possibilidade de um trabalho prático e do contato com profissionais do mercado. “Assim como eu, muitos estudantes são de outra área, que não a moda. No nosso grupo temos gente que vem do jornalismo, comércio exterior, relações públicas, por isso esse contato promovido pelo workshop é tão importante” relatou.

Após criarem a coleção, os grupos apresentaram o trabalho para Edson Matsuo, diretor de desenvolvimento de produto da Grendene e para os professores Maurizio Serena, que veio, especialmente, do Instituto Marangoni em Paris e Luciane Robic, diretora do IBModas de São Paulo.  Matsuo destacou a importância do evento como um momento de aprendizado mútuo. “Esse relacionamento é um relacionamento de troca. O mais importante é entender a alma do produto, e a alma está no raciocínio que leva ao produto final”, salientou. Serena destacou a experiência trazida pelo processo de sistemas-produto, enquanto Robic chamou atenção para a importância de pensar o contexto na área de design.


Os alunos trouxeram propostas diferentes para pensar uma coleção de sandálias e chinelos. O primeiro grupo, com a coleção Atos, trouxe o conceito arquitetônico e usou Lygia Clark como referência. O público-alvo da coleção foi a mulher clássica, sutil e que gosta de entender a história do produto que usa, por isso o lançamento da coleção aconteceria em museus e ambientes relacionado à arte.

A segunda proposta teve como tema da coleção a essência popular e extravagante, usando como referência Carmen Miranda. Com o conceito de entender a cliente como rainha, a proposta da marca foi lançar o slogan o reinado é seu. A coleção buscou vender mais que uma sandália, um produto de beleza.



A terceira coleção, com o título de Barroquinas, trouxe um conceito que mesclou o extravagante e o erudito. A proposta do grupo foi misturar o barroco com as cores das etnias do Brasil. Matsuo elogiou os movimentos captados pelos grupos para a criação das coleções e destacou o ponto alto de cada produto, indicando possíveis mudanças para uma melhor adequação ao mercado.  


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