.Especialização e MBA

17/04/2013 · 11:27
3x mais Design
Especializações em Design de Moda, Estratégico e Gráfico estão com inscrições abertas
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Texto: Greyce Vargas
Imagens: Divulgação

Mais do que desenhar, projetar. Um designer planeja cenários inovadores e ele tem muito espaço no mercado de trabalho atual e do futuro. A globalização cultural e econômica e a transição para um mundo sustentável geram problemas e oportunidades. O designer pode e deve estar presente nesses espaços. A abordagem criativa e prática presentes na rotina desse profissional viabilizam aos diferentes processos estratégias mercadológicas pertinentes às complexidades contemporâneas.

Na Unisinos, a especialização em Design percorre quatro áreas: Estratégico, Moda, Produto e Moveleiro.


Inovação tecnológica é frequentemente ressaltado quando se fala em Design Estratégico. Visão, Sensibilidade aos sinais da inovação e habilidade em formular soluções são pontos reforçados no curso aliando o design às áreas da comunicação, marketing e gestão. Ao buscar soluções para problemas reais com um olhar mais amplo, as empresas abriram espaço para os designers. “O mercado está procurando por pessoas que sejam flexíveis ao pensar as estratégias. O método usado na Especialização em Design Estratégico visa fazer com que os alunos percebam as modificações na sociedade e transformem isso em projeto”, disse a coordenadora, Paula Visioná.

Parcerias estratégicas trazem ainda mais valor para o curso. A união de forças com a Poli.Design, Conzorcio del Politecnico di Milano, coloca o Design Estratégico numa rede que atual local e internacionalmente fazendo uma forte conexão entre a universidade, o mercado e as empresas.

Em busca de tendências


O olhar amplo é marca do designer, no caso do especialista em Design de Moda isso se converge para essa área. Moda não é produto ou coleção, moda é comunicação e serviços. O designer de moda busca tendências que fundamentam o posicionamento da marca. “As tendências surgem das relações que se dão no cotidiano. Antes, as tendências nasciam de segmentos mais restritos, isso ainda acontece, mas não com a mesma força. As tendências são criadas, hoje, nas transformações sociais que vão se transformar em novos comportamentos e estilos de vida. A especialização em Design de Moda procura entender o que será tendência”, aponta Paula.

Da sociologia à antropologia passando por artes e marketing, o Design de Moda forma profissionais que articulam conhecimentos diversos utilizando o campo da moda como plataforma analítica e prática. “O curso promove um olhar sistêmico sobre a moda, dentro de uma lógica de mercado voltada aos negócios”, destacou a coordenadora.

Tanto no Design de Moda quanto no Design Estratégico tem como ponto alto os workshops. As atividades envolvem parcerias com empresas reais, que apresentam suas demandas aos alunos. Esses são incentivados a apresentar soluções inovadoras utilizando as práticas do curso e projetam produtos e serviços para posicionar marcas

Identidade


Um sujeito pode trocar seu estado civil e aparência, mas nunca sua impressão digital. Com uma marca acontece algo parecido. A identidade marca como o público vai entender o sentido, o projeto e a concepção de uma organização. E quem põe o dedo nisso? O designer gráfico. E, assim, como a nossa carteira de identidade é feita de informações a identidade de uma marca não é feita só de desenhos. Inovação é, de novo, a palavra-chave de quem se especializa em Design Gráfico.

O mercado para o designer gráfico se diversifica cada vez mais. Se antes as opções ficavam muito restritas às agências de publicidade, hoje, o entendimento do trabalho do designer abre mercado para uma atuação mais
ampla. “O mercado editorial, de web, animação, embalagens e de comunicação em geral são áreas onde o designer gráfico pode atuar. A especialização em design gráfico entende que o profissional dessa área está na fronteira entre arte, design e comunicação”, conta a coordenadora do curso, Vanessa Cardoso.

Utilizando as ferramentas metodológicas advindas do Design Estratégico, o egresso da especialização está apto a pensar as marcas de uma maneira mais ampla dentro na tríade produto, serviço e comunicação. “O aluno é instigado a projetar soluções integradas de identidade visual que atendam essas três pontas e gere uma cultura de projeto multidisciplinar”, aponta Vanessa.

Inscrições
As especializações em Design de Moda, Estratégico e Gráfico estão com inscrições abertas. Saiba mais aqui: http://www.unisinos.br/especializacao/


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