.Especialização e MBA

27/03/2013 · 13:23
Definir caminhos
Aula inaugural dos MBAs aconteceu nessa terça-feira (26/3) e teve como palestrante Dulce Magalhães
Tamanho da Letra
Texto: Michelli Machado
Imagens: Michelli Machado

Os cursos de MBA da Unisinos promoveram, no Anfiteatro Padre Werner, uma aula inaugural ministrada por Dulce Magalhães. O evento, que teve transmissão online, começou às 20h.

Antes de iniciar a palestra principal da noite, os alunos foram saudados pelo professor Marcos Viana Borges e pelo pró-reitor administrativo João Zani, que além de darem boas vindas aos estudantes falaram das transformações do mercado de trabalho e da necessidade de enfrentar novos desafios no processo de aprendizagem.


Dulce é Ph.D. em Filosofia pela Columbia University e foi eleita Embaixadora da Paz pelo Programa Mil Milênios de Paz, no Senado Argentino. Em sua apresentação, a pesquisadora debateu os temas abordados em seu último livro, “O foco define a sorte”, onde nos convida a pensar sobre o que nos move a definir os caminhos das nossas vidas, sobre como fazer uma escolha, como tomar decisões.

Simpática e contagiante, Dulce iniciou a palestra usando a metáfora dos óculos para explicar questões de aprendizagem e distorção. A pesquisadora fez a plateia refletir sobre as crenças recebidas desde a infância, que funcionam com “lentes”. “Acreditamos em verdades que são apenas pontos de vista”, afirma.

Autora de 12 livros sobre a mudança de paradigmas e de visão, Dulce diz que fazer uma escolha é sempre angustiante, porque quando escolhemos alguma coisa deixamos para trás outras. “Uma decisão exige que você abra mão de tudo o que não foi escolhido”, declara.
 
O sucesso de uma decisão está ligado ao quanto você se compromete com a mudança, destaca a escritora. “Se eu não tiver muita clareza interna eu não sustento uma decisão de grande impacto. Para sustentar as decisões é preciso o ajustar de foco e considerar os aspectos emergenciais e os impactos de longo prazo”, conclui.

Dulce, ao longo de sua fala, buscou um diálogo com a plateia, o que aconteceu de forma natural, já que sua espontaneidade envolveu todo o público presente.



 


Mais Notícias

19/04/2013 · 16:47
MBA Caxias
Buscar
Edições Anteriores
Assine a Newsletter

Voltar
Rodapé - Links