.Especialização e MBA

29/04/2013 · 17:35
Entenda o mundo contemporâneo
Perceber as mudanças que ocorrem no século 21 é fundamental em todas as profissões
Tamanho da Letra
Texto: Pablo Furlanetto
Imagens: Divulgação

Qual a importância de entendermos o mundo em que vivemos e sabermos dos desafios de nosso tempo? Toda. Qualquer profissional deveria ver além do seu campo de atuação e questionar os motivos para determinadas coisas acontecerem. Só para se ter uma ideia, nos últimos 200 anos o homem agregou mais bens e conhecimentos ao acervo da sociedade do que em toda a sua história. O salto colossal que a humanidade deu nesse período foi acompanhado de uma complexificação das relações, instituições, problemas e sociedades de iguais proporções, resultando em um acúmulo sem precedentes de desafios.


Talvez você deva estar se questionando por que um gestor, por exemplo, precisa compreender os problemas de nosso tempo. Teoricamente, ele precisa ser bom em estratégias e, lógico, em administração. Negativo, pois o conhecimento não termina aí. “Posso salientar duas dimensões. Uma ligada à gestão de pessoas e outra à gestão estratégica. Quem está na gestão, sabe que a maior parte de seu tempo e a parte mais importante dele tem de ser dedicada ao contato e interação com pessoas. Elas são, de longe, o ativo mais importante de qualquer empreendimento. Ora, o conhecimento sobre o que é o homem e sobre as suas manifestações é decisivo para ampliar a capacidade dos gestores de lidar com as pessoas das quais depende o empreendimento que lidera”, explica o coordenador da especialização em Humanidades da Unisinos, Adriano Naves de Brito. O professor complementa que, do ponto de vista estratégico, informações são peça fundamental para o processo de tomada de decisões. “Mas elas podem assoberbar qualquer administrador se ele não souber hierarquizá-las, se ele não souber determinar a relevância desses dados. Para fazer isso, um conhecimento abrangente da complexidade do mundo contemporâneo é essencial.”

Para todas as áreas

Além de gestores, outros profissionais devem entender o século 21, principalmente os professores. Em pouco tempo ocorreram grandes mudanças na sociedade, que se processam cada vez mais rápidas. São elementos que não estavam presentes no cenário de reflexão sobre o mundo e o mudaram. “É um conjunto de problemas, como meio ambiente, qualidade de vida, tecnologias, onde não temos modelos muito definidos. Por isso, conhecê-los é fundamental, não só para contribuir com soluções, mas para entender as resoluções propostas”, destaca Adriano.



A ideia de discutir questões atuais do mundo visa criar uma perspectiva abrangente sobre o fenômeno humano, sobre o local em que vivemos e sobre os desafios de nosso tempo. Uma visão assim, abrangente e multidisciplinar, agrega competência essencial para o desempenho de qualquer atividade, sobretudo para aqueles que estão em posição de liderança. No caso da pós da Unisinos, que tem parceira com o Fronteiras do Pensamento, o foco é no espírito da interconexão de saberes. “O curso se beneficia muito se o grupo de alunos tiver uma formação variada. De fato, não se busca apenas fornecer conhecimento a um público passivo, mas também de fazer emergir os conhecimentos tácitos do grupo com vistas a desenhar soluções aplicáveis para problemas concretos trazidos por eles”, explica o professor Adriano.

O que discutir e entender?

São tantas coisas a serem entendidas num período tão complexo, que às vezes fica difícil de saber por onde começar. Porém, os temas mais importantes se encontram na Religião, Ciência, Saúde, Economia, Ética, Meio Ambiente, Arte e Política. “Este século está sendo definido por desafios que extrapolam as fronteiras tradicionais entre as disciplinas. Por isso, é correto ordenarmos o conhecimento a partir de temas. Cada um deles deve ser tratado por múltiplos pontos de vista. A partir dessa vasta gama de informações, somadas às próprias vivências do indivíduo, ele formará a sua própria visão sobre o mundo e poderá até pensar em soluções que possam ser aplicadas em sua atividade profissional”, resume Adriano.


Mais Notícias

24/04/2014 · 11:06
Televisão e convergência
10/10/2013 · 14:22
Possibilidades profissionais
03/05/2013 · 13:50
Polo de articulação
21/03/2013 · 13:18
MBAs 2013
08/03/2013 · 14:06
Experimente antes
Buscar
Edições Anteriores
Assine a Newsletter

Voltar
Rodapé - Links