.Fronteiras do Pensamento

04/08/2009 · 10:37
Inteligências múltiplas
Pai da teoria, o psicólogo norte-americano Howard Gardner é o próximo conferencista do Fronteiras Braskem do Pensamento
Tamanho da Letra
Texto: Divulgação


A primeira conferência do Fronteiras Braskem do Pensamento – evento apoiado pela Unisinos –no segundo semestre de 2009, a ser realizada na segunda (17/8), às 19h30, no Salão de Atos da Ufrgs, abordará um tema instigante para pais, educadores e público em geral: A educação no século XXI. Howard Gardner, o conferencista, é psicólogo norte-americano e professor de Educação e de Psicologia na Universidade de Harvard, e de Neurologia na Universidade de Boston.
 
O pesquisador questiona a tradicional visão da inteligência, uma visão que enfatiza as habilidades linguística e lógico-matemática. Segundo Gardner, todos os indivíduos normais são capazes de uma atuação em pelo menos sete áreas intelectuais diferentes e, até certo ponto, independentes. Gardner define inteligência como a habilidade para resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais.
 
A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner é uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata, geral e única, que permite aos indivíduos uma performance, maior ou menor, em qualquer área de atuação. Sua insatisfação com a ideia de "QI" e com visões unitárias de inteligência, que focalizam sobretudo as habilidades importantes para o sucesso escolar, o levou a redefinir inteligência à luz das origens biológicas da habilidade para resolver problemas. Através da avaliação das atuações de diferentes profissionais em diversas culturas e do repertório de habilidades dos seres humanos na busca de soluções culturalmente apropriadas para os seus problemas, Gardner trabalhou no sentido inverso ao desenvolvimento, retroagindo para eventualmente chegar às inteligências que deram origem a tais realizações.
 
Psicólogo construtivista muito influenciado por Piaget, Gardner distingue-se daquele na medida em que Piaget acreditava que todos os aspectos da simbolização partem de uma mesma função semiótica, enquanto ele acredita que processos psicológicos independentes são empregados quando o indivíduo lida com símbolos linguísticos, numéricos, gestuais ou outros. Segundo Gardner, uma criança pode ter um desempenho precoce em uma área (o que Piaget chamaria de pensamento formal) e estar na média ou mesmo abaixo da média em outra (o equivalente, por exemplo, ao estágio sensório-motor).
 
O desenvolvimento das inteligências
 

Na sua teoria, Gardner propõe que todos os indivíduos, em princípio, têm a habilidade de questionar e procurar respostas usando todas as inteligências. Todos os indivíduos possuem, como parte de sua bagagem genética, certas habilidades básicas em todas as inteligências. A linha de desenvolvimento de cada inteligência, no entanto, será determinada tanto por fatores genéticos e neurobiológicos quanto por condições ambientais. Ele propõe, ainda, que cada uma dessas inteligências tem sua forma própria de pensamento, ou de processamento de informações, além de seu sistema simbólico. Esses sistemas simbólicos estabelecem o contato entre os aspectos básicos da cognição e a variedade de papeis e funções culturais.
 
A noção de cultura é básica para a Teoria das Inteligências Múltiplas. Com a sua definição de inteligência como a habilidade para resolver problemas ou criar produtos que são significativos em um ou mais ambientes culturais, Gardner sugere que alguns talentos só se desenvolvem porque são valorizados pelo ambiente. Ele afirma que cada cultura valoriza certos talentos, que devem ser dominados por uma quantidade de indivíduos e, depois, passados para a geração seguinte.
 
Para mais informações sobre como garantir ingresso à conferência, clique aqui .

Mais Notícias

24/05/2013 · 17:33
Questão ambiental
20/05/2013 · 14:21
Sustentabilidade e ética
06/05/2013 · 09:45
Fronteiras do Pensamento 2013
17/04/2013 · 10:54
Pensar a Cultura
12/11/2012 · 16:18
Cidades cercadas de pobreza
Buscar
Edições Anteriores
Assine a Newsletter

Voltar
Rodapé - Links