.Fronteiras do Pensamento

24/05/2012 · 16:00
Ideias em ambientalismo e design
Próximas conferências do Fronteiras do Pensamento terão Vandana Shiva e Cameron Sinclair
Tamanho da Letra
Texto: Pablo Furlanetto
Imagens: Divulgação


A série de conferências do Fronteiras do Pensamento continua. Após o filósofo e economista indiano Amartya Kumar Sen, agora quem vai expor suas ideias é a ambientalista, também indiana, Vandana Shiva. A palestra acontece no dia 28/5, às 19h30, no Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110).

Uma das físicas mais importantes da Índia, Vandana vai abordar a biodiversidade, a escassez de água, a agricultura sustentável e os alimentos geneticamente modificados, temas que cada vez mais ocupam o centro de várias controvérsias atuais. Foi por se interessar nesses assuntos que a ativista passou a atuar na filosofia da ciência, abraçando causas do meio ambiente e do feminismo. Ficou famosa nos anos 1970 ao impedir em seu país o corte de florestas e o despejo de lixo atômico, se amarrando nas árvores com milhares de mulheres, criando o movimento Chipko.

Seguindo o caminho dos pensamentos inteligentes, no dia 4/6 é a vez do arquiteto britânico Cameron Sinclair ser o conferencista do Fronteiras. Seu seminário, que acontece também no Salão de Atos da UFRGS, vai tratar de design socialmente consciente, as soluções arquitetônicas para crises humanitárias e as alternativas para reconstruções pós-desastres.

Formado pela Universidade de Westminster e pela Bartlett School of Architecture, Cameron é uma das mais reconhecidas vozes em defesa dos projetos socialmente conscientes. Ele fundou, juntamente com a jornalista Kate Stohr, a organização filantrópica Architecture for Humanity (AFH). Hoje a AFH é reconhecida por seu trabalho de pensar soluções para diversos territórios-alvo de crises e tragédias ambientais, como os terremotos no Haiti, o furacão Katrina, o tsunami asiático ou mesmo a pandemia de AIDS na África.


Sobre o Fronteiras do Pensamento

Um dos eventos intelectuais mais importantes do Rio Grande do Sul, o Fronteiras do Pensamento, edição Porto Alegre, é um projeto cultural que reúne diferentes pensadores, considerados os maiores em atuação no momento, para discutir a contemporaneidade e perspectivas para o futuro.

Neste ano serão 10 conferências no período de abril a novembro. Os conferencistas, todos estrangeiros, têm currículos diversificados (economista, física, arquiteto, filósofo, pesquisador, cientista, diplomata, romancista), mas um mesmo objetivo: o debate sobre a identidade do século XXI.

Entrando em seu sexto ano de existência, com mais de 100 conferências realizadas para milhares de espectadores, o Fronteiras do Pensamento tem apoio cultural da Unisinos.

Mais informações no portal www.fronteiras.com ou pelo fone (51) 3019 2326.

Mais Notícias

24/05/2013 · 17:33
Questão ambiental
20/05/2013 · 14:21
Sustentabilidade e ética
06/05/2013 · 09:45
Fronteiras do Pensamento 2013
17/04/2013 · 10:54
Pensar a Cultura
12/11/2012 · 16:18
Cidades cercadas de pobreza

Voltar
Rodapé - Links