.Fronteiras do Pensamento

26/03/2008 · 14:23
Um presente para os gaúchos
No aniversário da capital, Copesul Braskem Cultural anuncia Fronteiras do Pensamento 2008 e lançamento de vídeos e livro da edição de 2007, frutos da parceria com a Unisinos
Tamanho da Letra
Texto: Lia Luz


No dia em que completa 236 anos, a cidade de Porto Alegre ganhou um presente à altura de tamanho feito. Na manhã de quarta (26/3), durante cerimônia de café-da-manhã no Theatro São Pedro, um dos mais importantes e belos palcos artísticos da capital gaúcha há 150 anos, a Copesul Braskem Cultural, seguindo sua tradição de incentivar a cultura no Rio Grande do Sul, revelou os palestrantes do Fronteiras do Pensamento 2008, evento apoiado pela Unisinos. Também foi anunciado o lançamento da coletânea de textos de 2007, sob responsabilidade da Editora Unisinos, e de vídeos sobre as conferências, que serão exibidos pela TV Unisinos.

Com o tema A Arte e a linguagem na cultura contemporânea, o Fronteiras chega com o objetivo de refletir sobre a importância da cultura como agente de transformação da sociedade. Além disso, reforça a idéia iniciada no ano passado de transformar a capital gaúcha em referência intelectual. "Trazemos pensadores de grandes centros para debater com o pensamento próprio. Chegou o momento de conversarmos com eles no mesmo nível", salientou o professor Donaldo Schüler.

Entre os nomes confirmados para 2008 está o do jornalista, poeta e professor da Unisinos Fabrício Carpinejar, coordenador e idealizador do curso de Formação de Escritores e Agentes Literários, uma experiência inédita no país. Ele dividirá o palco com o artista visual e escritor cubano Pedro Juan Gutiérrez em 12/5. Também com passagem como professor pelo curso da Unisinos, o poeta, ensaísta e cronista mineiro Affonso Romano de Sant’anna engorda a lista de personalidades brasileiras. A noite de estréia fica por conta do francês Edgar Morin, em 14/4. A lista completa dos participantes está disponível no site do evento. Clique aqui para acessá-la.

Quem não teve acesso às palestras de 2007 ou pretende rever alguns momentos importantes dos debates poderá conferir na TV Unisinos (Canal 30 UHF na região do Vale dos Sinos e canal 32 da NET) grande parte das conferências. O Fronteiras do Pensamento na TV - Conferências 2007 vai ao ar às quintas, às 18h, com reprise aos sábados, às 13h30. O primeiro deles é com Henri-Pierre Jeudy, em 27/3.

Obra ainda mais estruturante é o livro Fronteiras do Pensamento - Relatos de um mundo complexo, da Editora Unisinos. Organizado por Gunter Axt, tem lançamento previsto para junho e inclui 40 textos de conferencistas nacionais e internacionais em português. A decupagem, revela o editor-executivo da editora, Carlos Gianotti, foi feito pelo Instituto de Línguas da Unisinos, o Unilinguas, que deverá repetir a tarefa para o próximo ano.

"A iniciativa da Copesul Braskem, de trazer essa discussão maior que ocorre no mundo contemporâneo, é fantástica. Como o evento é fechado, é compromisso da universidade socializar esse debate", salientou o pró-reitor Acadêmico da Unisinos, Pedro Gilberto Gomes, sobre a parceria da Unisinos em produzir os vídeos e a coletânea.

 


Mais Notícias

12/08/2013 · 11:34
TV Unisinos no 52 UHF
20/06/2013 · 14:53
Rede PROSA
24/05/2013 · 17:33
Questão ambiental
20/05/2013 · 14:21
Sustentabilidade e ética
06/05/2013 · 09:45
Fronteiras do Pensamento 2013
Buscar
Edições Anteriores
Assine a Newsletter

Voltar
Rodapé - Links