.Graduação

06/06/2014 · 15:49
Feira de Marketing
Alunos de Ciências Econômicas irão comercializar produtos criados em sala de aula
Tamanho da Letra
Texto: Da redação
Imagens: Divulgação


Todos os semestres, os graduandos da disciplina de Fundamentos de Marketing recebem o desafio: simular a criação de uma empresa. Na atividade, os discentes devem desenvolver um produto ou serviço e todo seu planejamento de marketing. A temática da vez é itens que podem facilitar a vida de um estudante universitário e que tenham características de sustentabilidade. O ponto final da proposta é a comercialização dos produtos, que ocorre no corredor principal da Escola de Gestão e Negócios, entre 9 e 13 de junho, sendo no primeiro dia, no turno da manhã e da noite, e nos demais, só no turno da noite, das 19h às 23h.

A aluna Raquel de Almeira, junto com seus colegas: Gabriel, Francine, Tainan, Marcelo e Eduardo, inventaram uma niqueleira feita de caixinha de leite. Nomeada “Niqueleite”, o produto auxilia os estudantes com as indesejadas moedinhas. “Muitos locais pedem que os clientes facilitem o troco na hora de comprar um produto ou serviço. Nesse contexto, a niqueleira auxilia quem utiliza transporte público, estacionamento ou, até mesmo, enfrenta pedágios na vinda à universidade”, explica.




A tarefa é desafiadora e exigiu empenho dos participantes. A professora responsável pelo projeto Josefina Coutinho expõe que, desde o início do semestre, os alunos planejam o marketing, isso inclui o posicionamento de mercado; a definição de um segmento de consumidor; estratégias de compostos do produto, marca, design, embalagem, características físicas; estratégia de precificação, que deve prever uma margem de lucratividade. Além disso, eles são encarregados de fazer o merchandising e criar estratégias de promoção. “O objetivo da iniciativa é que os alunos possam transpor a teoria aprendida em aula para a prática de ter uma empresa real”, salienta.

“Dedicar-se à feira significa uma preparação para o futuro. Precisamos estar atentos ao mercado e saber desenvolver todos os passos para a abertura do próprio negócio. Vamos sentir na pele como é exercer o papel de proprietário”, destaca Raquel.  Como estratégia promocional, o grupo troca caixinhas de leite vazias e limpas por R$ 2,00 de desconto na aquisição da niqueleira. O estoque é limitado.


Buscar
Edições Anteriores
Assine a Newsletter

Voltar
Rodapé - Links