.Graduação

10/06/2014 · 13:09
Chutando o preconceito
Paulo César Tinga fala sobre o projeto que desenvolve com a CUFA, amanhã (11/06), às 10h, na Unisinos Porto Alegre
Tamanho da Letra
Texto: Cândida Portolan
Imagens: Divulgação


Em fevereiro deste ano, o jogador de futebol Paulo César Tinga vivenciou um lamentável episódio de preconceito racial, durante um jogo disputado no Peru. Mais lamentável ainda é constatar que não foi o primeiro episódio ou único. Felizmente, multidões têm se manifestado contra essa situação e propondo iniciativas para extinguir o preconceito, dentro e fora dos estádios.  Amanhã, 11 de junho, às 10h, Tinga estará no Campus da Unisinos em Porto Alegre, para falar sobre o Projeto Chutando o Preconceito. O evento é uma idealização do curso de G
estão para Inovação e Liderança (GIL) . A entrada é franca e aberta ao público.




O Chutando o Preconceito é realizado pelo jogador, em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA). O objetivo é despertar a atenção da sociedade para os atos de racismo e promover a igualdade e o respeito em atividades esportivas e culturais. “Penso que o tema preconceito interessa a qualquer cidadão em qualquer época. Para o gestor, lidar com as diferenças de forma justa e sem preconceitos é fundamental”, explica Janaína Becker, coordenadora do curso.

Para a professora Debora Azevedo, também do GIL, o assunto é emergente e ganha espaço no processo de formação de administradores, ao passo que a própria universidade reconhece a diversidade e a sua responsabilidade social. “Os temas diversidade e inclusão estão presentes no cotidiano empresarial e cada vez mais são vistos como diferenciais para competir em um mercado global e dinâmico. Reconhecer, valorizar e integrar diferentes perfis torna-se um imperativo não apenas para gerenciar uma força de trabalho cada vez mais diversificada, mas também para atender às demandas dos diferentes stakeholders e promover a melhoria da efetividade organizacional”, detalha Debora, que completa, “são as estratégias, normas e valores organizacionais que vão balizar as formas de tratamento entre os funcionários, questionando e refletindo sobre os preconceitos presentes na sociedade”.


Gestão para Inovação e Liderança

Gestão para Inovação e Liderança (GIL) é um curso de Bacharelado em Administração, com foco na formação de profissionais que serão protagonistas em seus ambientes de trabalho. A grade curricular é inovadora e exclusiva no mercado, com dois intercâmbios internacionais (um de duas semanas e outro de um semestre), a realização de um planejamento de carreira, além de disciplinas que abordam temas essenciais na atualidade, como empreendedorismo e responsabilidade social e sustentável. As turmas são fechadas, o que viabiliza um aprendizado compartilhado e continuo em equipes, desde o início do curso até o seu término. De acordo com a avaliação do MEC e o desempenho profissional dos egressos, o curso é destaque de excelência e padrão internacional na área de Administração.


Buscar
Edições Anteriores
Assine a Newsletter

Voltar
Rodapé - Links