Reconhecida por distribuir estrelas para os melhores cursos de Graduação de instituições de Ensino Superior de todo o país, a Editora Abril divulgou o Guia do Estudante Abril, que em 2010 chega a sua 20ª edição, contemplando 214 ofertas. E como já é tradição, a Unisinos saiu na frente com quatro cursos com conceito excelente (cinco estrelas) e 16 com muito bom (quatro estrelas). Conforme ranking, foram considerados cinco estrelas: Administração, Direito, Filosofia e Psicologia. Com exceção de Filosofia, que manteve a nota recebida em 2009, as demais formações conquistaram o conceito máximo este ano.
Os quatro estrelas são Biologia, Pedagogia, Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Realização Audiovisual, Comunicação Digital, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Serviço Social, Enfermagem, Educação Física, Arquitetura, Sistemas de Informação, Fisioterapia e Ciências Contábeis. Merecem destaque Engenharia Mecânica, Enfermagem e Educação Física, que evoluíram do conceito "bom".
Conquistar posições de destaque em diferentes avaliações, ficando historicamente entre as melhores do país não é mais novidade para a Unisinos, que foi considerada pelo segundo ano consecutivo a melhor universidade particular da região Sul do Brasil, segundo o Ministério da Educação. Em relação ao Prêmio Melhores Universidades do Guia do Estudante, que está em sua 6ª edição, por exemplo, a universidade foi reconhecida como melhor particular do Brasil, na categoria interior, em 2008. No mesmo ano, na categoria área de conhecimento, a área de Comunicação e Informação foi considerada a melhor entre as instituições particulares, estando também entre as indicadas em 2009 e 2010. A premiação será entregue em 4/10, em São Paulo.
O Guia do Estudante avalia cursos superiores que atendem a dois critérios: ter titulação de bacharelado (com exceção de Pedagogia e Educação Física, consideradas prioritariamente as licenciaturas) e possuir turma formada há pelo menos um ano. Para realizar a avaliação, a redação do Guia entra em contato com os coordenadores e solicita o preenchimento de um questionário com dados específicos como titulação do corpo docente e produção científica. No entanto, os dados informados no questionário não são pontuados para efeito da avaliação. Eles são disponibilizados aos pareceristas para auxiliá-los no processo.