.Graduação

13/06/2014 · 11:50
Disco Xepa
Estudantes de Gastronomia da Unisinos se unem ao movimento Slow Food
Tamanho da Letra
Texto: Michelli Machado
Imagens: Ilustrador Pedro Kuperman


Quem disse que o que sobra nas feiras não pode ser utilizado de forma consciente e criativa errou. Prova disso é o movimento Slow Food , que busca aproveitar todo alimento que seria desperdiçado. “Este é um movimento de proteção e valorização da etnobiodiversidade e da cultura das etnias. Ele trabalha em diversas frentes em busca de combater o desperdício. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) , dois terços do que se produz em alimentos no mundo vai para o lixo. Estes dados são muito graves”, destaca Bernardo Simões, chef convidado de Santa Catarina e representante do Slow Food Sul.

O professor do curso de Gastronomia da Unisinos Rodolfo Meyer está engajado no projeto e junto com Bernardo e aproximadamente 50 estudantes está promovendo a Disco Xepa, que tem o apoio do Bar Apolinário e da loja de produtos orgânicos Viver Bem. “A Disco Xepa pretende unir alimento, cultura e música, para conscientizar os participantes quanto ao desperdício de alimentos no mundo”, ressalta o professor. A iniciativa coleta a xepa das feiras, faz uma seleção deste material e depois produz receitas com os ingredientes.



Os estudantes envolvidos com a Disco Xepa são alunos da disciplina Terroir IV – que tem a temática voltada à culinária brasileira. Às 16h, os futuros chefs vão iniciar o pré-preparo das receitas. O projeto da Disco Xepa iniciou na Europa e está rodando o mundo. Alemanha, Itália e França são países que já viveram essa experiência. No Brasil, a ação ainda é nova, mas já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Ceará, e agora tem o Rio Grande do Sul como rota.


Serviço:

O que: Disco Xepa
Quando: 13 de junho – a partir das 19h
Onde: Bar Apolinário – Porto Alegre


Mais Notícias

23/05/2014 · 09:30
Oficina do Sabor
Buscar
Edições Anteriores
Assine a Newsletter

Voltar
Rodapé - Links