Na quinta-feira, 13/5, o diretor da Central Globo de Esportes, João Pedro Paes Leme, ministrou o seminário Esporte na Era Digital, no Anfiteatro Padre Werner. Perante uma plateia aparentemente apaixonada por futebol e predominantemente formada por estudantes de Comunicação Social, Paes Leme, que carrega no currículo inúmeras coberturas de grandes eventos esportivos como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo de Futebol, falou sobre a convergência de meios na comunicação atual e colaboração do usuário.
Segundo ele, é necessário primeiro saber como ouvir o público, para então saber o que dizer a ele. Para salientar a ideia, parafraseou o filósofo e escritor Alceu Amoroso Lima: “é preciso entender o outro no outro, não em si mesmo”.
Procurando ouvir o público, a central esportiva da Globo, nos últimos anos, tem realizado uma série de ações que envolvem a colaboração dos seus telespectadores e internautas. Para retornar esse conteúdo ao grande público, a premissa é a integração entre equipes de televisão e web. O resultado é a formação de profissionais multidisciplinares, que incorporam atividades de áreas diferentes da sua formação específica.
“Estamos tentando desvendar o perfil do novo jornalista. Acreditamos que ele deve ser atento aos novos tipos de relacionamento entre produtor e exibidor de conteúdo, versátil, disposto a contar histórias de formas diferentes e pronto para navegar por novos modelos de produção”, afirma Paes Leme, acrescentando que o próximo passo é aliar qualidade à relevância do conteúdo produzido pelo usuário, deixando pra trás a “tosquice” que eles costumam ter.
Conheça algumas das ações realizadas pela Globo com o objetivo de integrar o usuário:
Vcnoesporte – O usuário pode enviar qualquer vídeo que tenha produzido relacionado ao esporte. O conteúdo poderá ser publicado na internet ou até ser aproveitado em alguma matéria na TV
Bola murcha e bola cheia – Os internautas enviam vídeos de suas “peladas”, com lances bizarros (bola murcha) ou geniais (bola cheia) no seu momento de futebolista. Os lances de maior destaque são exibidos no quadro de esportes do Fantástico
Se cuida, Robinho – Após o jogador do Santos e da Seleção Brasileira ter sido filmado brincando com a bola em um treino, a Globo desafiou os espectadores a enviarem vídeos onde tentavam reproduzir as brincadeiras com a mesma habilidade do atacante. Os melhores e piores foram exibidos na programação da Globo e na internet.