Ainda faltam mais de quatro anos para a Copa de 2014, mas o evento já está mobilizando os universitários da Unisinos. Na manhã de quarta (16/12), a turma do segundo ano da Comunicação Digital (ComDig) da universidade foi até a Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 (Secopa) para mostrar os projetos desenvolvidos em aula ao secretário José Fortunati. Bastante surpreso com o resultado, ele disse que as sugestões poderão vir a ser adotadas pela prefeitura.
Os alunos se dividiram em seis grupos, e cada qual teve 15 minutos para apresentar suas propostas. Clarice Copstein e Jully Rodrigues sugeriram a instalação de frontlights nos locais das obras, os quais exibiriam avisos sobre o andamento das mesmas, e a oferta, pelo outdoor, de acesso à internet por wi-fi. "As propostas não são nada convencionais, como a mera construção de um site", ressaltou o coordenador do curso, Daniel Bittencourt. "Todas levam ou envolvem uma experiência que revela que o ambiente real e o virtual não são mundos separados e, sim, instâncias da mesma realidade", complementou.
Já o trio Bruna Rodrigues, Caroline Baldasso e Gise Hammerschmidt focou o trabalho no transporte. As colegas pensaram numa linha turística, a Tri Turista, com itinerário pela zona hoteleira e com acessibilidade a cadeirantes. Tudo, claro, com o suporte digital. Ou seja: a tarifa seria paga com um cartão, os horários e os deslocamentos dos ônibus seriam acompanhados via dispositivo móvel, e assim por diante. Uma outra proposta do grupo foi o Geração Porto Alegre, com a criação de personagens representativos de diferentes gerações, e num site para abrigá-los e no qual convidariam a população a criar uma memória coletiva, com fotos de diferentes períodos da cidade.
A solução de Aline Domingos e Gabriela Steigleder percorreu um caminho bem diferenciado. A dupla propôs a criação de uma caverna digital, para permitir aos moradores da capital realizar uma viagem no tempo. "Pensamos em instalar cinco caixas do futuro em pontos estratégicos, como a Redenção e o Parcão, as quais projetariam, utilizando tecnologia 3D e Realidade Aumentada, como aquele ambiente seria transformado para receber a Copa", explicam. "A ideia é que eles possam vivenciar o evento."
Houve também sugestão de um ARG, espécie de gincana com elementos lúdicos e de resolução de problemas reais. "Aproveitamos o clima de competição que será trazido para a Copa para sugerir um jogo", destacaram os estudantes Diógines Goldoni e Rafael Eltz.
A rodada de apresentações terminou com o trabalho de Tomaz Saavedra e Marianne Peçanha, com um portal sobre acessibilidade, e a proposta de Daniel Bohn e Bárbara Dapper, que propuseram a construção de um monumento físico na cidade em homenagem às pessoas que marcaram a trajetória de Porto Alegre e aos voluntários que participarão da Copa. A ideia é trabalhar o conceito de Realidade Aumentada para apresentar informações sobre as pessoas.
Ao final, o secretário agradeceu os estudantes pelo trabalho, dizendo ter a clara compreensão de que a construção da cidade para 2014 não depende exclusivamente do poder público. "A Copa é um grande guarda-chuva para repensar a cidade de forma mais ousada, como fizeram esses alunos com essas propostas. Estou impressionado com a qualidade desses trabalhos que casam a vida real e a virtual", elogiou. "Esse é o grande mérito: são criativos, fantásticos e todos podem ser viáveis. Continuaremos trabalhando nesses projetos", finalizou.