.Graduação

18/11/2011 · 10:53
Ideias recompensadas
Alunos premiados na Mostratec visitaram a Unisinos
Tamanho da Letra
Texto: Samantha Gonçalves
Imagens: André Seewald

Na tarde desta quinta-feira (17/11), estiveram na Unisinos os estudantes premiados na Mostratec (Mostra de Ciência e Tecnologia) deste ano. Três alunos receberam da universidade bolsas integrais de Graduação. A 26ª edição do encontro, promovida pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, foi realizada entre os dias 25 e 28/10, em Novo Hamburgo, e contou com a participação de estudantes do Brasil e de outros países.


Com o projeto Facilitando a conservação da vida: alternativas de separação de ácido lactobiônico e sorbitol, a dupla Juliana Hoch e Eduardo Tadeu Rodrigues recebeu diversos prêmios e participou da feira pela terceira vez. “Nosso trabalho pretende diminuir os custos de um reagente do líquido onde os órgãos para transplante são armazenados. Com a nossa pesquisa constatamos que é possível baratear o processo de fabricação desse líquido sem perda de suas propriedades”, explicaram.

Os pesquisadores, que estão em dúvida entre os cursos de Engenharia Química ou de Materiais, registrarão, no próximo ano, a patente de seu projeto, e, ainda, irão participar da Intel International Science and Engineering Fair 2012. Além disso, os estudantes foram condecorados com uma menção honrosa da UNESCO. “Não esperávamos toda essa repercussão, ficamos surpresos. Estamos muito felizes com o reconhecimento do nosso esforço e excitados com a conclusão do registro da nossa patente”, disseram.

Caio Francisco de Abreu também poderá cursar sua Graduação na Unisinos sem custos. O futuro estudante de Engenharia Eletrônica realizou o projeto Simdeb – Simulador de Débito Cardíaco. A ideia consiste em desenvolver um dispositivo para aferição adequada da medida do débito cardíaco por meio do cateter de Swan-Ganz. “A intenção é obter uma avaliação precisa do funcionamento do sensor de temperatura utilizado no processo”, destacou.

Com 18 anos e muitas ideias inovadoras em mente, Caio tem grande interesse na área médica e pretende se especializar em Engenharia Clínica. “Vou fazer Engenharia Eletrônica porque também quero desenvolver trabalhos neste âmbito. A especialização em Engenharia Clínica é algo que farei no futuro, pois acho que esta área possibilita a realização de diversos projetos”, afirmou.

A Mostratec é um evento destinado a apresentação de projetos de pesquisa científica e tecnológica nas diversas áreas do conhecimento. Os trabalhos expostos são desenvolvidos por alunos do Ensino Médio e da Educação Profissional de Nível Técnico. A feira proporciona integração entre instituições de ensino, pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias.


Comentários

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Mais Notícias

18/05/2012 · 17:39
Do Brasil para o mundo
17/05/2012 · 16:53
Começa o Global Business Project
08/05/2012 · 15:00
Estudando na Espanha
02/05/2012 · 16:53
Tecnosinos na BITS
22/03/2012 · 16:02
Estudar na Coreia do Sul

Voltar