Trilhas inovadoras no mundo dos negócios. Esse foi o tema que movimentou, na noite de quarta-feira (20/3), a aula inaugural das Ciências Econômicas da Unisinos. O evento, realizado no Anfiteatro Padre Werner, no campus de São Leopoldo, contou com a presença de aproximadamente mil pessoas.
Alunos das graduações e dos programas de pós da área participaram do encontro, que tratou dos processos de geração e gestão da inovação, tanto no âmbito global, quanto local. A abertura foi realizada pela decana da Escola de Gestão e Negócios, professora Yeda Souza. Na sequência, Gustavo Borba, diretor da Unidade Acadêmica de Graduação, fez a contextualização do tema.
A primeira palestra contou com a presença de Roberto Evaristo, ph.d. em Business Administration pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, e manager na 3M, empresa reconhecida no mercado como uma das organizações mais inovadoras do mundo. Roberto falou sobre a importância dos diferentes tipos de inovações e de se pensar em novas plataformas nesse âmbito.
Depois foi a vez de Marcelo Jorge Sonneborn, mestre em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e gerente corporativo de Recursos Humanos no Hospital Mãe de Deus, de Porto Alegre. Seu discurso focou o entendimento de que a inovação também acontece em processos e, assim, gera bons resultados na qualidade da oferta das organizações.