Aos 31 anos de idade, ele acaba de assumir uma grande responsabilidade: ser Secretário do Meio Ambiente de Porto Alegre. A postura séria, que transmite prática e eficácia, aponta os traços marcantes de Miguel Wedy, que além do cargo na Prefeitura de Porto Alegre é professor do curso de Direito na Unisinos. Sem intenções eleitorais, ele pretende realizar uma gestão técnica, onde o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável estarão na ordem do dia em todas as ações.
Graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), cursou mestrado em Ciências Criminais na mesma instituição. Hoje, doutorando da Universidade de Coimbra, em Portugal, ele afirma seu gosto pela atividade acadêmica. \"A vida na universidade me realiza. Dar aulas na Unisinos é ainda mais gratificante, já que é uma instituição de respeito e tradição\", destaca.
Mais antiga Secretaria de Meio Ambiente do Brasil, a idéia é intensificar o trabalho da Smam em termos de fiscalização e conscientização. \"Temos meta de plantar mais 10 mil árvores em Porto Alegre, além de criar a terceira unidade de conservação da cidade, agora no Morro São Pedro\", diz. Além disso, o secretário aponta a informatização do licenciamento ambiental e o incentivo de parcerias com a iniciativa privada para adoção de monumentos, praças e parques como principais medidas.
Quando questionado sobre seu antecessor, Beto Moesch, ele afirma dar continuidade a seu trabalho. \"O convite me foi feito em função da minha atuação na área penal-ambiental. Sou conhecido de Beto Moesch e aceitei a proposta como um desafio\", ressalta.