.Graduação

22/06/2013 · 10:32
Grande expectativa
Candidatos estão confiantes com o resultado das provas
Tamanho da Letra
Texto: Greyce Vargas e Pamela Oliveira
Imagens: Camila Domingues e Rodrigo Blum


Mais um vestibular começa e o momento é de expectativa. Na capital, mesmo quem não estudou tanto para as provas está confiante no resultado. É o caso, por exemplo, de Laiene Costa das Neves e Luiz Lalau da Silva, ambos candidatos ao curso de Sistemas de Informação, um dos mais procurados de Porto Alegre. Ela diz que focou nos preparativos da redação; ele, que veio de São Jerônimo para dar o melhor de si: “Deixei a cidade ontem e passei a noite em um hotel. Se fosse vir direto hoje, teria de sair às 4h30 de casa”.
 
Quem levantou cedo nesta manhã foi Guilherme Zatti. “Às 6h”, conta ele, que veio de Viamão para concorrer a uma vaga no curso de Administração, também um dos mais procurados. Guilherme diz que conheceu e se interessou pelo ramo dos negócios graças a familiares que já fizeram carreira nessa área. E, embora seja sua primeira experiência de vestibular, está seguro. “Espero que a prova seja difícil”, garante.
 
Outra pessoa já familiarizada com a área que pretende seguir é Giuliano Soro de Oliveira. O candidato é fã de videogames desde pequeno e, agora, quer transformar a brincadeira em profissão: vai tentar a graduação em Jogos Digitais. Assim como Kalvin Pilette, vestibulando que busca colocação no curso de Design de Produto, torce para que dê tudo certo. Kalvin, aliás, tem grandes expectativas: “Sempre gostei de arte, de desenho, de usar a criatividade, por isso, estou ansioso com as provas”.
 

Em São Leopoldo, Guilherme Sato estava ansioso para começar as provas. O candidato ao curso de Engenharia Mecânica participou de projetos de Robótica na escola e está certo da carreira que escolheu. “Desde a oitava série me envolvi com projetos nessa área e me aproximei da área de exatas. Me preparei para as provas porque tenho certeza de que é essa profissão que quero seguir”, disse. O curso de Engenharia Mecânica é um dos mais procurados do campus de São Leopoldo junto com Direito, Engenharia Civil, Administração e Arquitetura e Urbanismo.
 
Na modalidade EAD, os cursos com mais inscritos são Administração, Sistemas de Informação, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão Comercial e Gestão de Recursos Humanos.


Bom pra treinar

Quem ainda não vai se formar no colégio, mas quer sentir o clima do Vestibular vai fazer as provas como treineiro. As provas são as mesmas e o candidato aproveita para ver na prática se está preparado para a seleção.

Ano que vem eu quer passar para o curso de Direito. Eu sei que é concorrido, mas é a profissão que eu quero seguir. Fazer a prova como treineira é legal para saber como é o vestibular”, disse Liliana Wolf, estudante do segundo ano do Ensino Médio. Tobias Schninger está treinando para o curso de Arquitetura e Urbanismo. “Como no verão vou fazer o vestibular para entrar na universidade mesmo eu queria sentir o clima da seleção. Eu nunca fiz vestibular. Estou tranquilo, porque estou estudando bastante. Vale a pena fazer um teste antes para saber como estão minhas médias porque o vestibular é bem diferente das provas do colégio“, contou.

Já a candidata Julia Lopes não tem com o que se preocupar. Este é seu quarto vestibular como treineira e, nos três anteriores, os resultados sempre foram os melhores. “É uma maneira de aprender a lidar com o teste”, diz ela, “assim, quando chegar a hora, estarei bem preparada”. Julia vai tentar o curso de Moda, que também é um dos preferidos entre os vestibulandos do campus da capital.



Voltar
Rodapé - Links