Atividade vista apenas como entretenimento pela maioria das pessoas, a prática dos jogos de tabuleiro ajuda a desenvolver o raciocínio lógico, e estimula as capacidades da memória. Para Alberto Amaral Braga, egresso do curso de Jogos Digitais, a iniciativa ajuda a popularizar os jogos (digitais ou não) e abre um espaço para discussão sobre o assunto. “Como jogos não fazem parte da nossa cultura, são mal vistos por muitos. Por serem considerados perda de tempo, há um atraso no seu processo de popularização”, enfatiza.
A cultura dos jogos e sua utilização nas diversas áreas do conhecimento foi o assunto apresentado na palestra de Renato. O professor que é fã da prática coleciona títulos importados, uma vez que o Brasil não se abre para este tipo de produto. “Há um preconceito muito grande com relação aos jogos no país, infelizmente. Essas ferramentas podem ajudar os alunos a desenvolverem diversas habilidades e contam com uma ótima didática. Sempre que tenho oportunidade abro um espaço de integração com os alunos, onde jogamos alguns jogos e debatemos o tema”, disse.
Quem participou do encontro pode degustar títulos como Qwirkle, Keltis, Ubongo, Zack & Pack, Thurn and Taxis, Bohnanza, Zug um Zug, dentre outros. A atividade aconteceu na Área das Ciências Exatas e Tecnológicas, das 14 às 18h.