.Inovação e Tecnologia

10/04/2013 · 08:00
No caminho da inovação
Núcleo mantido pela Unisinos alia a necessidade do mercado ao potencial da universidade
Tamanho da Letra
Texto: Pâmela Oliveira da Silva
Imagens: Christiaan van Hattem


Estruturado e inaugurado em 2012, o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Unisinos é um canal articulador de ações com Institutos Tecnológicos e Laboratórios de P&D&I da instituição. O Nitt – como é mais conhecido – engloba todas as áreas de ensino e pesquisa da universidade, e representa um elo de relacionamento com empresas e demais organizações, inclusive da esfera governamental. Essa sinergia entre as entidades, somada à qualidade dos serviços oferecidos, é o que o está tornando referência para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Cinco institutos são amparados pelo Nitt: ITT Fuse, ITT Performance, ITT Nurifor, ITT Chip e ITT Fossil. Alinhados ao conceito dos sistemas nacional e estadual de ciência, tecnologia e inovação, eles reforçam o foco estratégico da universidade na prestação de serviços e no atendimento de demandas de empresas e organizações. De acordo com Alsones Balestrin, diretor da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação, ainda existe, no Brasil, grande dificuldade em aliar a necessidade do mercado à capacidade da academia, e o núcleo surge justamente para servir de ponte entre esses dois extremos, de forma a prospectar oportunidades e suprir a busca.  Para tanto, proporciona às organizações parceiras toda a estrutura necessária a fim de se realizar a pesquisa aplicada às suas expectativas.

Assim, o Nitt contribui para o desenvolvimento tecnológico do país por meio do gerenciamento de competências acadêmicas e tecnológicas. “Visando à solução de problemas ou necessidades verificadas na realidade das organizações e à geração de valor para a sociedade, ele busca nas expertises da universidade um alicerce para alavancar a inovação”, explica Feliciane Brehm, coordenadora do Nitt. Além disso, o núcleo também interage na promoção da propriedade intelectual e na divulgação da cultura de inovação. Para o futuro, espera-se que ele seja modelo e supra a necessidade das organizações tanto em âmbito nacional, quanto internacional.

Conheça os Institutos Tecnológicos da Unisinos em www.unisinos.br/itt, e saiba mais sobre o Nitt clicando aqui.

Fomento à tecnologia

O Brasil está no caminho. Isso porque o país já conta com diversos incentivos fiscais para auxílio da inovação em diferentes áreas. As agências de fomento, por exemplo, têm participação muito importante no que se refere a esse suporte. Frequentemente, elas lançam editais que requerem atuação conjunta de universidades e empresas, o que incentiva a aproximação dos dois e promove subsídios para o desenvolvimento inovador. “O Nitt desempenha papel fundamental na divulgação de editais e na construção de projetos, o que, de certa forma, pode encorajar as organizações a submetê-los ao processo seletivo”, observa Feliciane.


Mais Notícias

10/06/2014 · 15:24
itt Performance é ITA
30/05/2014 · 10:20
O arroz e a saúde
02/01/2014 · 09:47
Mercado internacional
03/12/2013 · 16:52
Maior e melhor
22/11/2013 · 18:19
Sinduscon na Unisinos

Voltar
Rodapé - Links