.Inovação e Tecnologia

16/08/2013 · 09:47
Facilidade para investir
Evento no Tecnosinos apresentou as possibilidades de negócio no Reino Unido
Tamanho da Letra
Texto: Belisa Lazzarotto
Imagens: Rodrigo W. Blum

Abrir uma empresa n o Brasil demanda tempo e dinheiro. No entanto, na última quarta-feira (14), uma palestra no Tecnosinos apresentou as facilidades de lançar um negócio no Reino Unido. No país europeu, em cerca de 13 dias já é possível abrir as portas e sair lucrando. “O Reino Unido é o principal centro de atração para empresas atualmente”, pontou Richard Turner, Cônsul Adjunto Britânico em São Paulo.  Estiveram presentes empresários do Parque Tecnológico São Leopoldo e outros interessados.
 


Logo no início do GREAT Roadshow, foi apresentada uma comparação entre o tempo em que determinados trâmites ocorrem no Brasil e no país britânico. Em todos, o Reino Unido saiu na frente. Segundo Raquel Kibrit, Gerente de Investimentos da United Kingdom Trade & Investment (UKTI), isso se dá porque a cultura europeia faz com a maneira de fazer negócios seja mais direta.


Outro fator pontual é o incentivo, inclusive financeiro, que o governo britânico está oferecendo para empresas estrangeiras investirem no Reino Unido. O UKTI fornece apoio em todos os âmbitos, como locação de sala, estudo de mercado e na documentação necessária.

Uma representante da agência de negócios MIDAS, de Manchester, na Inglaterra, exibiu a opção de investir na cidade. Allison Brierley destacou o polo que concentra empresas da área de Tecnologia da Informação situadas na região. “É um ambiente interessante de se estar hoje”, comentou.



Um exemplo de sucesso é o da empresa gaúcha de TI Pandorga, que começou em uma incubadora em Porto Alegre, e partiu para a internacionalização. O sócio fundador Fábio Krohn observou a facilidade de abrir uma filial em Londres e o apoio que recebeu da UKTI. “A presença global é um marketing muito grande”, avaliou. Para ele, as empresas gaúchas devem pensar grande. “Elas podem sair daqui e ser uma empresa do mundo, não precisa ir para São Paulo, por exemplo”, esclarece.


Mais Notícias

21/01/2014 · 17:41
Novas parcerias
03/12/2013 · 16:52
Maior e melhor
17/09/2013 · 17:06
Inovação e Produção
16/09/2013 · 18:14
Parceria com incubadoras
13/08/2013 · 16:37
GREAT Roadshow
Buscar
Edições Anteriores
Assine a Newsletter

Voltar
Rodapé - Links