.Inovação e Tecnologia

19/08/2013 · 13:41
Olimpíada Brasileira de Robótica
Unisinos sedia Final da Etapa Regional
Tamanho da Letra
Texto: Marina M. Corte
Imagens: Reprodução


Neste sábado (24/8) a Unisinos, com o apoio da Uniescola, vai sediar a Final Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica. As provas serão feitas no Complexo de Esporte e Lazer da Universidade, pela manhã e à tarde.

São esperadas cerca de mil pessoas, incluindo mais de 300 alunos do Ensino Fundamental e Médio, que compõem 80 equipes. Na prova prática, os participantes devem fazer com que seus robôs atravessem uma “arena”, superando obstáculos.

A olimpíada premiará com medalhas o 1°, 2° e 3° lugar, e também a melhor escola privada, pública e equipe estreante. Além disso, serão concedidos outros quatro prêmios extras.

Incentivo

Na Coreia, cerca de 80 mil engenheiros se formam todos os anos. No Brasil, este número cai para menos da metade: 30 mil. O coordenador local da OBR e professor do curso de Engenharia Elétrica da Unisinos João Olegário O. de Souza destaca que é preciso atrair os jovens para esta área, na qual faltam profissionais. “A olimpíada fomenta a curiosidade dos alunos para esta área que a maioria não procura”, diz.

Serviço:

O que: Olimpíada de Robótica (OBR)
Quando: sábado (24/8), das 8h30 às 18h30
Onde: Complexo de Esporte e Lazer, campus São Leopoldo da Unisinos
Mais informações no site da OBR

Confira o cronograma:

Manhã:
8h30 às 9h: Recepção das equipes e entrega dos crachás
9h às 9h30: Reunião - Instruções para juízes, tutores e organizadores
9h30 às 10h: Sorteio das equipes por rodada
10h às 12h: PRIMEIRA RODADA

Intervalo:
12h às 12h45: Almoço

Tarde:
13h às 15h: SEGUNDA RODADA
15h30 às 17h: TERCEIRA RODADA
17h30 às 18h: Premiação

Mais sobre a OBR

A OBR é um evento público, gratuito e sem fins lucrativos, criado em 2007 e organizado voluntariamente por um Conselho de professores de várias Universidades Brasileiras da área de Robótica. A competição é uma das atividades científicas apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que utiliza a temática da robótica - tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens - para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem.


Buscar
Edições Anteriores
Assine a Newsletter

Voltar
Rodapé - Links