.Inovação e Tecnologia

22/05/2013 · 09:10
Parceria de sucesso
Unisinos e GVDASA unem esforços em projeto que visa reduzir evasão nos cursos EaD
Tamanho da Letra
Texto: Marina M. Corte
Imagens: Reprodução


Uma cooperação entre o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PIPCA) da Unisinos e a empresa GVDASA, localizada no Tecnosinos, acaba de finalizar um produto inovador. “Este empreendimento integra a universidade à iniciativa privada”, diz o coordenador do projeto, Sandro Rigo. “Dificilmente um poderia avançar sem o outro”, completa o diretor da Unidade Acadêmica de Graduação da Unisinos Gustavo Borba.

O diretor da GVDASA, Gilmar Piaia, conta que a aproximação da empresa com a universidade começou com o objetivo de trocar experiências. “Logo encontramos um caminho aberto”, lembra Piaia. Segundo ele, hoje, a parceria entre as duas instituições tem mudado o cenário e a perspectiva da empresa. “Temos a expectativa de que ela continue e se amplie”, enfatiza o diretor. O sentimento é recíproco. Para o coordenador do mestrado em Computação Aplicada da Unisinos, Cristiano Costa, a GVDASA tem sido uma “excelente parceira”. “Muitas empresas não tem essa visão de investir em pesquisa”, lamenta Costa.

O projeto e o produto

Isa Mara Alves, gerente de Desenvolvimento de Ensino da Unidade Acadêmica de Graduação, diz que o principal objetivo do projeto é reduzir a evasão nas graduações 100% a distância, por meio da criação de um software que mapeie as interações dos alunos nas plataformas dos cursos. “Com recursos de inteligência artificial, o programa prevê modelos de comportamento que indicam baixo rendimento e possível evasão”, explica o professor Rigo. Em sua segunda fase, a pesquisa aponta resultados animadores: “O software ajudou a reduzir de 10 a 15% a evasão no primeiro estudo de caso”, comemora Rigo. “Isso estimulou a Unisinos a ampliar o projeto.

Isa Mara explica que a GVDASA desenvolveu a parte de computação do software, sob a coordenação científica do pesquisador Sandro Rigo, e que o conteúdo educacional incorporado na ferramenta foi desenvolvido pela Universidade, sob responsabilidade da assessoria pedagógica dos cursos a distância da Unidade de Graduação. Quando um aluno com dificuldade de aprendizado ou com potencial de evasão é identificado por meio de suas interações, por exemplo, dicas de como proceder, elaboradas pela equipe pedagógica, são disponibilizadas ao tutor da Atividade Acadêmica.

Recentemente, um convênio de cooperação técnico-científica entre a GVDASA e a Unisinos foi assinado, visando implementar a utilização do produto desenvolvido, que já começou a ser comercializado. “A Unisinos é a primeira cliente a adquirir o produto”, diz Piaia. Vale destacar, ainda, que o projeto recebeu um incentivo do Programa de Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas (RHAE), do CNPq. O objetivo da iniciativa é estimular a inserção de pesquisadores (mestres e doutores) nas micro, pequenas e médias empresas. A ajuda trouxe resultados. “Em maio de 2011, a GVDASA tinha dois pesquisadores. Hoje, são 10”, exemplifica Piaia.


Mais Notícias

16/06/2014 · 10:37
Um líder coerente e versátil
22/05/2014 · 09:49
Programando o futuro
12/05/2014 · 16:33
Concertos Comunitários
31/01/2014 · 15:16
Pelo diálogo
11/12/2013 · 13:50
Prêmio Açorianos
Buscar
Edições Anteriores
Assine a Newsletter

Voltar
Rodapé - Links