.Inovação e Tecnologia

23/01/2013 · 15:04
Alpina realiza workshop no Tecnosinos
Empresa falou sobre a resposta a acidentes com óleo no Rio Grande do Sul
Tamanho da Letra
Texto: Michelli Machado
Imagens: Michelli Machado

No dia 23/1 foi realizado um workshop, promovido pela Alpina , no Parque Tecnológico São Leopoldo - Tecnosinos. Representantes de grandes empresas, como a Braskem, participaram do encontro, que teve como tema central A Resposta a Acidentes com Óleo no Rio Grande do Sul. Quem abriu o evento foi Carlos Aranha, coordenador da Unitec. Na saudação aos presentes, Aranha falou de uma possível parceria entre Unisinos e Alpina.

A primeira palestra foi ministrada por Fernando Domingues, que apresentou a multinacional e suas operações. “A Alpina é um grupo que tem duas empresas principais, a Alpina Bringgs e a Alpina Ambiental. A primeira é dedicada a serviços e a segunda a produção de equipamentos”, disse.



A finalidade da palestra, além de apresentar a companhia para os empresários e gerentes locais, foi falar de planejamento e mostrar que a Alpina está aberta para o mercado. “A gente pode estar aplicando a nossa expertise em planejamento para ação de emergência. Esse planejamento é a instalação de bases de apoio aqui no RS para atender eventuais emergências que venham a acontecer, como vazamento de petróleo, óleo cru, derivados ou algum produto químico. Quando uma empresa tem um plano de contingência, ela contempla todas as possibilidades, explosão, incêndio, catástrofes naturais e também vazamento de líquidos em geral”, declara Fernando.

Helvio Aventurato deu sequência ao evento, falando dos Impactos Ambientais provocados por Vazamento. Helvio abordou a estruturação e preparação de respostas emergenciais, mostrando o que é preciso saber para atender uma emergência. “É interessante, para uma região que pretende se estruturar, entender como é a preparação e por que essa preparação é bastante detalhada”, explicou. O consultor ambiental disse que é preciso ter conhecimento e condições para responder, da melhor maneira possível, caso ocorra um evento indesejado. “Eu tenho uma ênfase muito grande nos recursos humanos. Equipamentos e materiais de reposição, você encomenda e consegue montar a sua estrutura de resposta, mas preparação de pessoas, a gente precisa de tempo”, complementou Helvio.

SOBRE A ALPINA
A empresa foi fundada em 1949. Em 2000, um grande acidente na Baia de Guanabara, controlado pela Alpina, deu visibilidade ao trabalho de sua equipe. O objetivo da organização é fazer uma manutenção mais preventiva do que corretiva, por isso o foco é na preparação. Mais de 4 mil agentes ambientais já foram treinados pela Alpina no Brasil, Argentina, México e Equador.


Mais Notícias

21/01/2014 · 17:41
Novas parcerias
16/01/2014 · 11:11
Congresso de Direito
03/12/2013 · 16:52
Maior e melhor
23/10/2013 · 17:32
World Wide Web
23/10/2013 · 15:22
Semana da Qualidade

Voltar
Rodapé - Links