.Inovação e Tecnologia

23/04/2014 · 11:45
Formatura Pronatec
Alunos da rede pública de ensino de São Leopoldo recebem diploma de Programador Web
Tamanho da Letra
Texto: Michelli Machado
Imagens: Rodrigo W. Blum


Numa parceira entre o Tecnosinos, empresas do setor de tecnologia da informação e de comunicação e convergência digital, Senac, governo federal e estadual, foi oferecido um curso de Programador Web para jovens de escolas públicas da cidade de São Leopoldo.  Depois de 260 horas, divididas em quatro meses, eis que chega o grande momento: a formatura de 34 estudantes, pelo projeto Pronatec Brasil Maior. “Era uma batalha antiga, porque a gente sabia que aqui no parque tinha oportunidade de trabalho. É um sonho realizado formar essa primeira turma. Até o final de 2014 queremos formar mais quatro turmas, capacitando assim, cerca de 80 jovens”, contou o professor do curso, Ademir Neissinger.



Dentre os formandos, dois estudantes concluem o curso com uma oportunidade de emprego garantida. Ana Carolina Tomaselli começou nesta terça-feira, 22 de abril seu estágio na GVDasa Sistemas. “É uma satisfação ter essa chance. Quando eu comecei o curso já tinha essa expectativa. Durante os quatro meses, organizados em cinco módulos, me esforcei muito”, lembrou. Eduardo Valera começa a trabalhar na Óbile Performance Digital em maio e contou que antes do curso de Programador Web já tinha alguma experiência na área, mas que a formação trouxe novos aprendizados. Os dois programadores assinaram o contrato com as empresas após receberem os certificados de formatura.



Durante a solenidade, a diretora da Unitec e gestora executiva do Tecnosinos, Susana Kakuta, ressaltou a dificuldade de formar profissionais. “O nosso principal desafio para o parque é formar recursos humanos competentes. É importante destacar que esse é o único Pronatec no Brasil que ocorre dentro de um parque tecnológico. Nesse movimento, na primeira oferta de turma tivemos cinco candidatos por vaga”, ressaltou.


O reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino, esteve presente na formatura e fez o encerramento do evento. Padre Marcelo parabenizou os estudantes e destacou a importância de construírem carreiras sólidas. “São muitos os cidadãos brasileiros em quem vocês podem se espelhar. E, se tem uma alavanca na nossa vida é a educação e o trabalho. É pelo estudo que a gente constrói uma carreira profissional como cidadãos mais altivos. Ousem sonhar, estudem, sejam íntegros. Nós não somos melhores pelo berço em que nascemos, mas pela trajetória que construímos”, finalizou.


Buscar
Edições Anteriores
Assine a Newsletter

Voltar
Rodapé - Links