.Instituto Humanitas

12/06/2012 · 10:26
O modernismo brasileiro
A Revista IHU #395 traz análises da Semana da Arte Moderna de 1922
Tamanho da Letra
Texto: Rodrigo W. Blum
Imagens: Divulgação


O tema da Revista IHU On-Line desta semana trata de um marco para a história da arte brasileira. A Semana da Arte Moderna, que ocorreu há 90 anos, é motivo para inúmeros debates. A edição 395 da publicação traz diversas avaliações do evento que foi concebido para projetar São Paulo nas comemorações do centenário da independência, e que representou uma renovação de linguagem, tornando-se um mito da fundação do movimento modernista brasileiro, deixando para trás a vanguarda.

Para a professora na Unisinos, Alessandra Bittencourt Flach, muito mais do que uma tendência passageira, a Semana de Arte Moderna instaurou uma nova e perene concepção de arte, tão rica e tão profícua que seus efeitos estão longe de se esgotarem. Maria Helena Campos de Bairros, também professora na Unisinos, analisa que o Movimento Modernista representou o “espírito da época”.

Já para Jardel Dias Cavalcanti, professor de história da arte e teorias da arte na Universidade Estadual de Londrina – UEL, a Semana de Arte Moderna não foi uma revolução. “Nós apenas vestimos nossa pobre realidade com roupinhas moderninha, como adolescentes que se vestem de punks com roupinhas de boutique pagas com o dinheiro do papai. Não há revolução nenhuma” contrapõe.

Visões sobre um evento que só confirmam um dos objetivos de seus organizadores: Marcar data no mundo cultural do país.

E mais:

Recentemente, a página eletrônica do Instituto Humanitas Unisinos –IHU, que é atualizada diariamente, publicou três entrevistas sobre a construção de novas usinas nucleares no Brasil. As entrevistas com Francisco Whitaker, Ildo Sauer e Jayme Chemello são reunidas no dossiê publicado nessa edição.

A celebração dos 50 anos do Concilio Vaticano II terá dois momentos importantes na Unisinos este ano. A realização do XIII Simpósio Internacional IHU: Igreja, Cultura e Mistério e a semântica do Mistério da Igreja no contexto das novas gramáticas da civilização tecnocientífica, de 2 a 5/10. Além do Congresso Continental de Teologia, de 7 a 11/10. Nesta edição publicamos um artigo do historiador Sérgio Ricardo Coutinho, intitulado “Para além de ruptura e continuidade”. Outros artigos e informações completam este número.

Atenção

A revista IHU On-Line não circulará nas próximas duas semanas, pois a equipe estará acompanhando as discussões e debates da Rio+20 nas Notícias do Dia. A próxima edição circulará no dia 25 de junho.

Mais Notícias

16/06/2014 · 10:37
Um líder coerente e versátil
12/05/2014 · 16:33
Concertos Comunitários
27/03/2014 · 14:07
Dia do Teatro
31/01/2014 · 15:16
Pelo diálogo
11/12/2013 · 13:50
Prêmio Açorianos

Voltar
Rodapé - Links