.Instituto Humanitas

14/09/2010 · 14:34
11º Simpósio Internacional
Evento traz à Unisinos palestrantes internacionais e publica IHU On-line especial sobre o tema
Tamanho da Letra
Texto: Paula Coruja
Imagens: Maurício Montano


Após a apresentação do Quarteto de Cordas Unisinos, foi oficialmente aberto, nesta segunda-feira (13/9) o 11º Simpósio Internacional Instituto Humanitas Unisinos (IHU). O evento, com o tema O (des)governo biopolítico da vida humana, ocorre entre os dias 13 e 16/9, em parceria com os PPGs de Ciências Sociais, Direito, Educação, Filosofia, Saúde Coletiva. Na abertura oficial do simpósio, no Anfiteatro Padre Werner, a coordenadora do programa publicações IHU, Vera Regina Schmitz, anunciou que a partir desta terça-feira (14/9) estará disponível na universidade e no site do instituto na internet a revista IHU On-line , com entrevistas sobre o tema com os professores e pesquisadores  Frédéric Gros, Edgardo Castro, Castor Ruiz, José Antonio Zamora, José Carlos Moreira Filho, Andrea Fumagalli, Márcia Arán e Giuseppe Cocco.

Segundo a coordenadora, esta edição do simpósio dá continuidade à tradição do instituto e da universidade em abrigar eventos internacionais. “E o tema deste ano é muito pertinente. É muito importante debatermos o governo biopolítico e os seus impactos éticos”, disse Vera Regina. Na programação, conferências a cargo de pesquisadores nacionais e internacionais de renome, minicursos, comunicações e pôsteres selecionados dentre as propostas enviadas por pesquisadores, apresentadas em grupos com temáticas semelhantes. Durante esta terça-feira, segundo Vera, os 107 trabalhos e os 10 pôsteres selecionados serão apresentados.


O reitor da Unisinos, Marcelo Fernandes de Aquino, salientou que o IHU constrói um processo, neste simpósio, que ousa romper as rígidas perspectivas epistemológicas e abre ao diálogo com várias áreas do saber humano. “O diálogo multifacetado proposto neste seminário é fundamental e salutar. Queremos que aqui na Unisinos se pratique o queremos da política deste país: um debate civilizado e com a lúcida decisão de construir e avançar”, disse. Além da coordenadora do programa publicações IHU e o reitor da Unisinos, participaram da abertura oficial o coordenador técnico do simpósio, professor Castor Ruiz, e o vice-provincial da Província do Brasil Meridional, Cláudio Werner Pires.

Além das palestras e conferências, o simpósio também esta sendo oferecido no ambiente virtual, por meio do Second Life , possibilitando a participação das conferências que acontecem no Anfiteatro Padre Werner.


Mais Notícias

13/09/2013 · 17:27
Simpósio Brasil - Espanha
17/05/2013 · 11:02
Programação IHU
06/05/2013 · 14:17
Tecnociência contemporânea
03/05/2013 · 14:58
Crise capitalista
03/05/2013 · 09:48
ObservaSinos

Voltar
Rodapé - Links