.Instituto Humanitas

16/08/2011 · 13:07
O legado "humeano"
Nova edição da Revista IHU On-Line debate ideias de David Hume
Tamanho da Letra
Texto: Pâmela Oliveira da Silva


A edição de número 369 da Revista IHU On-Line traz para o debate a importância do legado de David Hume. O filósofo ficou conhecido, sobretudo, em função de seu ceticismo e por apontar a impossibilidade de a razão abarcar as ideias, o mundo e seus fenômenos.

Participaram da discussão: a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e representante no Brasil da Hume Society, Lívia Guimarães; os coordenadores da Unisinos Adriano Naves de Brito e André Luiz Olivier da Silva, do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Filosofia e do curso de Direito, respectivamente; as filósofas Andrea Cachel, do Instituto Federal do Paraná, e Maria Isabel Limongi, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); e os filósofos César Kiraly, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Eduardo Barra, também da UFPR, Bruno Pettersen, da Faculdade Jesuíta de Teologia e Filosofia (Faje) e José Oscar de Almeida Marques, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A revista contempla também a análise do economista Herman Daly sobre as possibilidades de existir um planeta no qual todos vivam bem, e a apresentação do livro Vozes abertas da América Latina: Estado, políticas públicas e democratização da comunicação, do jornalista Denis de Moraes. Ainda, Gislene Moreira, integrante do Grupo de Pesquisa Cepos, publica artigo intitulado “Unesco desperta polêmica no debate sobre regulação da comunicação no Brasil”.

Concluindo a edição, o IHU Repórter tem Dinorá Huckriede, secretária referência do PPG em Filosofia, revelando aspectos de sua trajetória pessoal e profissional.

Para conferir o conteúdo digital da revista, clique aqui .

Mais Notícias

17/05/2013 · 11:02
Programação IHU
06/05/2013 · 14:17
Tecnociência contemporânea
03/05/2013 · 14:58
Crise capitalista
03/05/2013 · 09:48
ObservaSinos
02/05/2013 · 14:28
Mudanças climáticas

Voltar
Rodapé - Links