.Instituto Humanitas

16/09/2009 · 15:16
A busca pela verdade
Na opinião de William Stoeger, um dos palestrantes do Simpósio Narrar Deus, este é um dos pontos em comum entre a fé e a ciência
Tamanho da Letra
Texto: Cristiane Abreu
Imagens: Renata Stoduto

Encontrar novas formas de falar sobre teologia e ciência, construindo uma ponte entre tais assuntos. Para William Stoeger, cosmólogo e professor da University of Arizona, este é um dos objetivos do X Simpósio do Instituto Humanitas Unisinos (IHU) Narrar Deus numa Sociedade Pós-Metafísica: Possibilidades e Impossibilidades, no qual ministrou palestra na terça-feira (15/9).

A cosmologia, ramo da astronomia que investiga com métodos científicos o desenvolvimento do universo desde o Big Bang, norteou as reflexões propostas por Stoeger na palestra intitulada Deus, algo a ver ainda hoje? Reflexões teológicas de um cosmólogo, realizada no Anfiteatro Padre Werner.

Para ele, ainda que se tente, não se pode chegar a um conceito adequado de Deus. “Temos o costume de concebê-lo como imutável. Mas Ele evolui, assim como sua relação com o universo”, opinou. Quando perguntando se a fé e a ciência estão próximos, Stoeger acredita que há discursos e interesses diferentes. “No entanto, a teologia e a ciência buscam a verdade. Além disso, vão além do ponto em que chegaram, levantando novas dúvidas”, destacou.  





Sobre o palestrante


Stoeger é cientista do Grupo de Pesquisas do Observatório do Vaticano (VORG) e especialista em Cosmologia Teórica, Astrofísica de altas energias e estudos interdisciplinares relacionados com a ciência, a filosofia e a teologia. É doutor em Astrofísica pela Universidade de Cambridge desde 1979. Entre 1976 e 1979, foi pesquisador associado ao grupo de física gravitacional teórica da Universidade de Maryland, em College Park, Maryland. É membro da Sociedade Americana de Física, de Astronomia e da Sociedade Internacional de Relatividade Geral e Gravitação. Atualmente, leciona na Universidade do Arizona e na Universidade de São Francisco. É também membro do Conselho do Centro de Teologia e Ciências Naturais (CTNS). Entre outros, publicou As Leis da Natureza - Conhecimento humano e ação divina (São Paulo: Paulinas, 2002).


Mais Notícias

29/11/2013 · 15:51
Direito e religião
22/03/2013 · 16:36
Carta do Papa
26/11/2011 · 12:04
Vestibular só no final do dia
27/11/2010 · 14:28
A espera do pôr do sol
27/10/2010 · 14:33
Religião x cultura

Voltar
Rodapé - Links