Há exatos vinte anos um brutal assassinato cometido pelos militares de El Salvador matou seis professores jesuítas da Universidade Centro-Americana José Simeón Cañas (UCA), em San Salvador. Na mesma ocasião, duas mulheres que trabalhavam na residência universitária também foram mortas.
Para destacar a luta desses militantes que reivindicavam por liberdade e justiça social, a edição nº315 da IHU online preparou um dossiê sobre o assunto, que está sendo lembrado em várias partes do mundo. O Instituto Humanitas Unisinos (IHU) promove o debate Memory and it Strength: The martyrs of El Salvador (A memória e sua força: Os mártires de El Salvador) no Boston College, nos EUA, em 30/11. A mesma atividade acontece em 10/12, data considerada o dia Internacional dos Direitos Humanos, durante evento que marca a inauguração da sala Ignacio Ellacuría e companheiros, no IHU.
Na mesma edição da revista, professores, jornalistas e pesquisadores discutem a importância e os desafios da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), cuja realização é uma dura conquista dos movimentos e organizações populares que lutam pela democratização da comunicação no Brasil. Confira aqui a íntegra da publicação