.Mestrado e Doutorado

16/07/2010 · 11:00
Pós-Graduação internacional
Doutorando da Unisinos foi selecionado para um estágio de três meses na Espanha
Tamanho da Letra
Texto: Samantha Gonçalves
Imagens: Divulgação


As instituições de Ensino Superior do exterior estão, cada vez mais, ofertando bolsas de estudo para graduandos e pós-graduandos estrangeiros. O doutorando em Ciências Sociais da Unisinos, Clovis Da Rolt, foi selecionado como bolsista da Fundación Carolina, da Espanha, para um estágio de três meses na Universidade de Granada, dentro do Programa de Movilidad de Profesores Brasil-España.

Clóvis descobriu a oportunidade ao acessar o site da Assessoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento da Unisinos (ARID): “No site havia uma chamada de bolsas para estágio na Espanha, mediante tutela da Fundación Carolina”, explica. Depois da descoberta, o doutorando resolveu realizar sua inscrição no site da Fundación Carolina. A partir daí, ele entrou em contato com professores das Universidades de Murcia e Granada, com o propósito de expor alguns aspectos de sua pesquisa de doutorado.

O estágio é muito importante para o enriquecimento da pesquisa, porém, para conseguir a bolsa, é preciso fazer esforços: “Realizar o contato com os professores é fundamental, pois, para conseguir a bolsa, é necessário apresentar uma carta de aceitação da universidade onde acontecerá o estágio, na qual conste que o projeto de pesquisa e o cronograma de trabalho foram aprovados”, afirma. A Universidade de Granada foi escolhida porque, segundo Clovis, a professora com a qual ele fez contato demonstrou grande afinidade com seu projeto, além da tradição dessa instituição nas áreas humanas.

De acordo com o site da Fundación Carolina, o processo de seleção acontece duas vezes por ano, é feito por mérito acadêmico e leva em consideração a equidade geográfica na distribuição das bolsas, tendo em vista que a instituição promove relações entre Espanha, Brasil e todos os demais países hispano-americanos. Para a convocatória de 2010/2011, foram disponibilizadas 100 bolsas dentro do Programa de Movilidad de Profesores Brasil-España, no qual Clovis se inscreveu.

O resultado foi divulgado no dia 6/7, e o doutorando embarcará para a Espanha no mês de setembro. As expectativas são muitas: “Penso que será uma grande oportunidade para o meu amadurecimento profissional e para o enriquecimento da minha pesquisa. A Universidade de Granada recebe, anualmente, cerca de cinco mil estudantes internacionais dentro de seus programas de estudos regulares, de estágios e intercâmbios. Isso quer dizer que há, nesta universidade, um princípio de valorizar a mobilidade e os cruzamentos culturais, o que interessa muito à pesquisa que desenvolvo. Além do mais, será possível viajar para Madri e Barcelona para visitar instituições culturais e centros de referência sobre pesquisas voltadas à área das artes visuais, que é um dos eixos da minha pesquisa”, declara.

Mais Notícias

24/06/2014 · 16:40
Mais conhecimento
20/06/2014 · 16:34
Cartão premiado
17/06/2014 · 16:25
Unilínguas em clima de Copa
17/06/2014 · 14:13
2º Comdig Talk 2014
12/06/2014 · 15:46
Por um mundo melhor
Buscar
Edições Anteriores
Assine a Newsletter

Voltar
Rodapé - Links