Primeira turma da Unisinos selecionada para esta edição do programa Ciência Sem Fronteiras chega ao país asiático
Roberto Mariotto, Paola Manica, Orlando Borges Junior e Bruno Closs formam o primeiro grupo de alunos da Unisinos que foram estudar na
Coreia do Sul. Eles fazem parte dos 18 estudantes selecionados pelo programa Ciência Sem Fronteiras e chegaram ontem (31/1) na capital Seul. Os quatro vão estudar numa das mais importantes e prestigiadas universidades sul-coreanas, o
Korea Advanced Institute of Science and Technology (KAIST).
Assim que chegaram a Seul, os estudantes foram recepcionados por
Daniel Fink, brasileiro que vive há seis anos na Coreia do Sul e hoje é responsável pelo setor de Ciência e Tecnologia da Embaixada do Brasil, além de aluno do KAIST. “
A chegada foi bastante tranquila. Fomos muito bem recepcionados, conhecemos um pouco da cidade”, contou Roberto.
Já no primeiro dia oficial na Coreia do Sul, os alunos foram recepcionados pela KAIST e assistiram ao seminário
Cultural Awareness & Culture Shock sobre a diferença entre as duas culturas. Em seguida, eles fizeram um passeio pelo campus.
Nos próximos dias, os alunos iniciam as aulas na universidade. Roberto, Orlando e Bruno ficarão um ano na Coreia do Sul e Paola retorna para o Brasil em julho. Os outros 14 alunos seguem para o país asiático ainda em fevereiro.
Além de fomentar a mobilidade internacional de estudantes, o
Ciência Sem Fronteiras potencializa relações acadêmicas entre o Brasil e as universidades participantes. Desenvolvida pela
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a iniciativa é direcionada a estudantes de Graduação interessados em realizar disciplinas e/ou estágio nos países conveniados.
Conheça os editais com inscrições abertas no
site da ARID.