A prova de redação de um vestibular quase sempre é um momento de inquietações, provocadas, muitas vezes, pelo nervosismo do candidato. Assim, para diminuir a ansiedade que antecede essa prova - e para sanar algumas das dúvidas que mais freqüentemente incomodam o candidato -, aqui vão algumas orientações.
A proposta de redação do Vestibular de Inverno da Unisinos requer a produção de um texto dissertativo. Nele, o candidato exporá seu ponto de vista sobre o tema dado e o sustentará com argumentos. Será oferecido apenas um tema, que o candidato desenvolverá dentro do limite de 60 a 75 linhas. A fim de contextualizar esse tema, serão oferecidos diversos textos que evidenciam vários enfoques sobre a questão e que, neste caso, servirão como estímulo para o candidato redigir seu texto. Se quiser, ele pode, também, extrair dos textos dados que sustentem seu ponto de vista.
O candidato disporá de três horas para escrever seu texto. No momento de desenvolvê-lo, é claro que surgem outras pequenas preocupações, relacionadas a vários aspectos: o título, que não pode ser esquecido, a grafia de determinados termos, a relação entre os parágrafos, a adequação do vocabulário, a correção gramatical. Tudo isso é relevante, pois, em propostas de redação de vestibular, é necessário o uso de determinada norma de linguagem - a chamada \"norma padrão da língua portuguesa\", cujo conhecimento, em grande parte, o candidato adquiriu enquanto freqüentou a escola. Porém, mais do que o aspecto gramatical ou o lexical, importa o conteúdo do texto, isto é, o que o candidato tem a dizer a respeito do tema dado. Vale, mais do que tudo, sua habilidade de posicionar-se, com clareza e coerência, diante do tema e, assim, expressar o que realmente pensa.
Os critérios empregados para a avaliação da redação estão disponíveis no Manual do Candidato, que pode ser lido no site do Vestibular.