.Opinião

08/03/2013 · 10:27
Direito à igualdade
Artigo analisa o significado do Dia da Mulher
Tamanho da Letra
Texto: Edla Eggert e Michelli Machado
Imagens: MorgueFile


O dia 8 de março, mais do que uma data comemorativa, deve ser encarado como um dia de luta. Não podemos esquecer o sentido histórico que envolve a data.  Nos inícios de 1900 as mulheres socialistas celebravam seu dia de luta entre o fim de fevereiro e o começo de março, relembrando acontecimentos importantes como greves, manifestações e enfrentamentos.

Segundo Nancy Pereira, em 1917, na Rússia, as mulheres socialistas realizavam o Dia da Mulher em 23 de fevereiro. Neste dia, em Petrogrado, um grande número de mulheres operárias, na maioria tecelãs e costureiras, contrariando a posição do partido, saíram às ruas em manifestação. Essa atitude foi o estopim para o começo da primeira fase da Revolução Russa, conhecida depois como a Revolução de Fevereiro. Esse fato destaca a importância política e social de uma data que hoje está banalizada.

No calendário ocidental, a data corresponde ao dia 8 de março. Segundo algumas pesquisadoras, nessa data houve uma greve de mulheres, nos Estados Unidos, que foram queimadas ao protestar por melhores condições de trabalho e salário, isso em 1857.  Independente dessa história ser mito ou realidade, é importante refletir sobre a busca por igualdade de condições, que ainda hoje não foi alcançada em sua totalidade.

Nos anos 1960, o mundo vivia uma grande convulsão político-ideológica e a bipolaridade da Guerra Fria estava no auge. Foi nessa época que o 8 de março se firmou como dia internacional da mulher, e acabou sendo aceito pelos dois blocos em disputa, segundo a pesquisadora do tema Vera Soares. No entanto, para os movimentos internacionalistas de mulheres, nunca foi um dia fácil de engolir!

De qualquer forma, o que as duas histórias têm em comum é o fato de prestar uma homenagem às mulheres trabalhadoras que lutaram por seus direitos. O que aprendemos com essa narrativa é que o dia 8 de março não é um dia, unicamente, de flores, mas de memória às lutas de mulheres em torno do mundo inteiro.


Buscar
Edições Anteriores
Assine a Newsletter

Voltar
Rodapé - Links