.Opinião

09/06/2009 · 05:25
Educação nossa de cada dia
Ela é a chave para a completa compreensão sobre as pessoas, suas ações e sobre o mundo ao nosso redor
Tamanho da Letra
Texto: Diego Polese*

Ao assistir o Jornal da Globo do dia 4/6, fiquei muito apreensivo com uma das reportagens, na qual eram mostradas cenas de um "pai" ensinando o próprio "filho" e a sobrinha pequena a roubar. Se tratava de uma cena repugnante de uma realidade brasileira no que diz respeito à formação de caráter de um ser humano, ou não tão "humano" assim.


Refleti muito antes de escrever este e-mail, mas não pude deixar de fazê-lo diante do acontecido, então, me perguntei: qual é o verdadeiro sentido da educação? Qual a importância da educação no desenvolvimento de nossas crianças e jovens? Qual a influência do convívio familiar e social na educação?


É de se analisar o valor que têm as escolas, públicas ou não, mesmo precárias em alguns aspectos, mas com a intenção de melhorar a formação de cada ser que por ali entra. É de se analisar também o que cada um aprende dentro de casa, com os amigos, no trabalho... Imaginem se as pessoas fossem igualmente educadas com um excelente padrão. Em que tipo de sociedade estaríamos todos vivendo? Resposta: numa sociedade pela qual todos nós ansiamos: livre de crimes, violência, de comportamentos e atitudes injustas. Isso traria benefícios ao mundo. Lembre-se que uma ação gera uma reação, portanto um bom ato provoca outro, e assim por diante.


O fato é que isso está longe de acontecer. E hoje, as escolas, além de ensinar coisas positivas e produtivas a seus alunos, têm a missão de "consertar" os estragos psicológicos, emocionais e mentais. A maneira que educamos precisa ser cuidadosamente examinada, e revista para ser interessante, atrativa e divertida para todos os tipos de crianças e adultos, cada qual com suas habilidades, gostos, qualidades e fraquezas. Afinal, uma vida feliz é uma vida bem sucedida. E, normalmente, uma vida bem sucedida é uma vida baseada em uma boa educação. Essa é a chave para problemas individuais e também mundiais. A educação é a chave para a completa compreensão sobre as pessoas, suas ações e sobre o mundo ao nosso redor.

Hoje, trabalho na Unisinos, uma renomada Instituição de Ensino, e vejo centenas de jovens, adolescentes e adultos entrarem pela porta da universidade em época de matrículas de vestibular carregando nas mãos caixas de sonhos e sacos que interrogações. Daí, entra a nossa parte: dar continuidade a uma formação exemplar de consciência moral e bom caráter a esses filhos de nosso país. Ainda não sou pai, nem tampouco sou professor, mas me sinto um educador, assim como todos nós somos educadores, pois a cada momento trocamos experiências de aprendizado com outras pessoas.

* Auxiliar Administrativo da Central de Relacionamento Unisinos 


Mais Notícias

16/06/2014 · 10:37
Um líder coerente e versátil
19/08/2013 · 13:08
Arte contemporânea
03/06/2013 · 11:51
Passe valorizado
22/05/2013 · 09:10
Parceria de sucesso
21/05/2013 · 13:09
Duas vezes milionários
Buscar
Edições Anteriores
Assine a Newsletter

Voltar
Rodapé - Links