.Opinião

16/04/2007 · 16:04
Audiência dividida
Professor Valério Brittos comenta a ascensão da emissora Record em edição da revista Carta Capital
Tamanho da Letra
Texto: Mariana Trevisan


A disputa entre a Globo e o Record foi tema da Revista Carta Capital e o professor Valério Cruz Brittos, do PPG em Ciências da Comunicação, foi um dos entrevistados na reportagem.

A edição nº437, Record peita a Globo, tratou sobre a corrida da emissora nesta nova fase de competição no mercado de televisão. A reportagem aborda a postura da Record em utilizar uma grade de programação muito semelhante e a mesmaestética da concorrente. Mesmo sem fazer grandes investimentos em telenovelas, em comparação com a Rede Globo, a Record vem alcançado altos índices com a novela Luz da Manhã e conquistando seu espaço no horário nobre.

Segundo a revista, outro ponto a favor da ascensão da Record é a capacidade de produção de conteúdo próprio, maior entre as emissoras com exceção da Rede Globo: um total de 85 horas semanais.

Em relação a esse crescimento, Valério Brittos é cauteloso: A minha preocupação é que isso tudo tem correspondido para uma inflação de custos do audiovisual, especialmente da televisão. Segundo o professor, a Record possui financiamento extra-mídia para suas operações, eassim tem conseguido bancar preços que não são competitivos. Ele garante que em uma eventual liderança, precisará uma fiscalização pelo Estado para que não ocorra um abuso de posição dominante.

Outro aspecto lembrado por Brittos é a ligação da Record com um grupo religioso. Ela possui interesses além do mercado, de doutrina mesmo. Isso pode ser prejudicial à diversidade religiosa e cultural no país, cujo maior contingente é de católicos, conclui.


Comentários

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Mais Notícias

03/01/2012 · 15:13
Há cores por todos os lados
21/12/2011 · 13:05
O feminino e o Mistério
13/12/2011 · 14:29
Rio+20
06/12/2011 · 12:26
Um poder elitizado
29/11/2011 · 16:50
Cerrado

Voltar