.Pense Empregos

19/12/2013 · 10:45
A mobilidade é a plataforma
Economia de apps deve dobrar de US$ 72 bilhões, neste ano, para US$ 151 bilhões em 2017
Tamanho da Letra
Texto: Cândida Portolan
Imagens: Divulgação


A internet transformou a relação das pessoas com a informação. Ela conectou. Mas não foi a rede sozinha que mudou a forma como o mundo se comunica. As pessoas criaram as necessidades e, por consequência, os projetos que funcionam na internet. Carreiras novas têm surgido na última década, que vão desde a criação de um novo produto, à inteligência dele até à segurança das informações.

Tecnologia, praticidade e inovação são palavras exigidas dos profissionais que atuam na internet. Pensando nisso, inúmeras iniciativas têm investido em tais aspectos, conquistando espaço e sucesso no mercado digital, que necessita de profissionais e produtos qualificados. Uma das áreas mais prósperas, segundo Daniel Bittencourt, coordenador do curso de Comunicação Digital da Unisinos, é a de desenvolvimento de aplicativos.

O desenvolvimento dos aplicativos envolve diferentes frentes de atuação, desde os projetos até a programação dos softwares. As vantagens para quem se dedica à criação de apps são inúmeras, explica Bittencourt: “Esse mercado gera receita recorrente. Por um lado, a prospecção de clientes a partir da prestação de serviços. Por outro, consequentemente, um menor desgaste para reunir recursos, uma vez que o mesmo produto está disponível para diferentes clientes”. Além disso, incentivos do governo, como isenção de impostos para celulares com a tecnologia Android (que comportam os aplicativos), vêm aquecendo o comércio de aparelhos e aumentado a exigência (e demanda) por inovações. Atualmente, relata o coordenador, o número de solicitações por aplicativos é maior do que a disponibilidade de profissionais capacitados para atendê-las, “o que acaba influenciando positivamente na remuneração de quem atua na área e na inovação em cursos que formam esses profissionais”, completa Daniel Bittencourt.

Os aplicativos na prática


Tiago Moresco sempre desejou trabalhar com planejamento em comunicação. Com o colega Bruno Borella, abriu uma sociedade para desenvolverem aplicativos. Luís Konrad, também graduado em Comunicação Digital, se uniu à equipe. Nascia, assim, a Stout 26. “Percebíamos uma carência por produtoras de apps no mercado local. Como tínhamos uma ideia de produto, as coisas foram acontecendo naturalmente, até que decidimos formalizar a empresa”, lembra Tiago.

O primeiro produto foi o Bem Cuidado, um app que oferece serviços de orientação para motoristas. Logo depois, surgiu uma oportunidade que deslancharia de vez o empreendimento. A Stout 26 participou do concurso Campus Labs, que integrou a programação do Campus Party 2012. A proposta era desenvolver um jogo que pudesse ser integrado ao Facebook, a fim de entreter os passageiros da empresa aérea Ibera, utilizando conteúdos institucionais. “Fizemos um jogo de Super Trunfo Social, usando dados como frota, aeroportos e destinos operados pela Iberia. É possível convidar e jogar com amigos pelo Facebook. O app foi selecionado para disputar a final em Berlim, de onde saiu campeão”, detalha, orgulhoso.

Para o futuro, a Stout projeta equilibrar cada vez mais o tempo que dedica para projetos solicitados por clientes e o tempo dedicado para projetos próprios, crescer, aprimorar e inovar. Para Tiago, o mercado coopera da melhor forma com essa meta, “o mercado para aplicativos tem um crescimento bem acentuado e ainda há bastante espaço para crescer, justamente porque pode ser feito app para basicamente qualquer funcionalidade. Esta amplitude de nichos aumenta a diversidade dos mercados em que podemos atuar”, conclui.

Números do mercado digital

De acordo com a Associação Brasileira das Agências Digitais (AMBRADI), a previsão é que até 2014 o Brasil esteja na quinta posição global em investimentos em publicidade digital, o que corresponde ao crescimento de R$ 5,7 bilhões. Os aplicativos, segundo Daniel Bittencourt, estão diretamente relacionados com esse aquecimento. A economia de apps deve dobrar de US$ 72 bilhões, neste ano, para US$ 151 bilhões em 2017.


Mais Notícias

03/02/2014 · 15:13
Franquias: segurança e sucesso
23/10/2013 · 17:32
World Wide Web
25/09/2013 · 13:52
Aplicativos móveis
12/09/2013 · 17:22
Criatividade para administrar
Buscar
Edições Anteriores
Assine a Newsletter

Voltar
Rodapé - Links