.Universidade

03/01/2013 · 15:08
Para ver e rever o TEDxUnisinos
Vídeos das palestras do evento sobre inovação na educação já estão disponíveis
Tamanho da Letra
Texto: Greyce Vargas
Imagens: Bruno Alencastro/Divulgação TEDxUnisinos


Quem foi ao TEDxUnisinos 2012, quem assistiu pela web e quem não pode acompanhar agora tem  a chance de ver e rever todas as palestras que aconteceram no Centro de Eventos da Fiergs, em 29/11.

Experiências inovadoras em educação foram apresentadas no evento que contou com centenas de expectadores que puderam se inspiram, criar projetos e trocar ideias com os palestrantes.

Já estão no canal do TEDx no YouTube e no blog do TEDxUnisinos as palestras de Marícia Ferri, Rafael Parente, Vladimir Krueger, as meninas do projeto I.D.E.I.A. em Movimento, Jorge Coelho, Rafael Lucchesi, Josiara Quadros, Ramiro Bicca, Iberê Thenório e Rosângela Melatto.


Marícia
Ferri falou sobre o Guia de postura nas redes sociais que idealizou no Colégio Farroupilha com a participação de pais e alunos.

Rafael Parente
apresentou o sistema de ensino que coordena e suas experiências na cidade do Rio de Janeiro como a Educopédia e o RioEduca.

O professor de português Vladimir Krueger falou sobre a importância do protagonismo dos alunos na leitura e na escrita.

Quatro meninas de 13 anos, alunas do Colégio Anchieta, perceberam que é possível aprender em qualquer lugar tanto quanto nas salas de aula. No TEDxUnisinos elas apresentaram a construção do projeto I.D.E.I.A em movimento.

Sabe qual é a paixão, de Jorge Coelho ? Ser professor, em especial sobre a cultura digital. Para unir a atividade de professor de Literatura com o gosto pelo digital, ele criou a CBB WebTV junto com seus alunos, em Campo Bom. Pelo projeto, ele recebeu o prêmio de Educador Nota Dez da Fundação Victor Civita em 2012.

Rafael Lucchesi é Diretor de Educação e Tecnologia da CNI. No TEDxUnisinos ele apresentou o cenário da educação no Brasil, afirmando que temos uma escola do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI.

Josiara Ilha de Quadros é professora de Biologia e criou o Projeto de Monitores Ecológicos em uma escola de São Leopoldo e, com isso, envolveu os alunos na conservação do espaço da instituição e desenvolveu a consciência ambiental.


Ramiro Bicca é professor de História e usa a música para ensinar o conteúdo em sala de aula. “A música não é aula, é complemento para um aprofundamento de conteúdo que auxilia o aluno a aprendê-lo mais facilmente, através do desenvolvimento de um pensamento crítico e da sua identificação como indivíduo dentro de uma sociedade. A música é surpresa que se transforma em interesse”, disse.

Iberê Thenório
é o Beakman brasileiro. Ele esteve no TEDxUnisinos e contou como é possível ensinar ciência através do YouTube. Com os vídeos que post no canal Manual do Mundo ele, como diz, ensina de forma lúdica para que as crianças possam aprender brincando.

Rosângela Melatto diz que o mundo tem mudado de forma cada vez mais veloz e a tecnologia é a força motriz de tudo isso. No entanto, muitas mulheres não têm acesso a essa realidade e, muitas vezes, nem à Educação Básica. Ela contou sobre essa experiência no TEDxUnisinos.

Na próxima semana, as palestras de Gustavo Reis, Eve Andersson, Vicki Elizabeth Noble, Sarah Elizabeth Ippel, Stefan Weitz e Justin Reeves também poderão ser vistas.


O que é o TEDxUnisinos?

O TEDxUnisinos aconteceu em 29/11 no Centro de Eventos da Fiergs e foi assistido ao vivo e pelo site www.tedxunisinos.com.br. Na segunda edição do evento, 17 palestrantes apresentaram experiências inovadoras em educação.

A primeira edição do evento aconteceu em 2010 no campus de Porto Alegre da Unisinos e também teve como foco o tema Inovação na Educação.

O TEDxUnisinos é vinculado ao TED, uma organização sem fins lucrativos que nasceu em 1984 como um conjunto de conferências que reuniu palestras sobre Tecnologia, Entretenimento e Design e, ao longo do tempo, foi ampliando suas discussões. Hoje, o TED realiza duas conferências anuais nos Estados Unidos e uma global. Com a expansão do TED, foram criados em todo o mundo eventos independentes. Esses são conhecidos como TEDx, que seguem no mesmo espírito da missão do TED: “vale a pena espalhar ideias”. Assim, conferências que estimulam o diálogo através de experiências locais têm conectado comunidades e aprofundado problemas globais.

Acompanhe também o perfil @TEDxUnisinos no Twitter e nossa página no Facebook.


Buscar
Edições Anteriores
Assine a Newsletter

Voltar
Rodapé - Links