Começou hoje (4/10) a 2º edição da Gincana PEI. A competição reúne os três núcleos do programa – Unisinos, Escola de Samba Imperatriz Leopoldense e AABB – e forma quatro equipes. Fechando a torneira e abrindo a consciência é o foco desta edição da gincana. Divididos em quatro equipes, onde os jovens participam de inúmeros jogos que enfatizam questões relacionadas ao cuidado com as águas. “A competição integra os jovens de diferentes núcleos, motiva-os e, ainda, faz com que eles tomem conhecimento sobre a importância e o uso da água”, conta o coordenador do PEI, Augusto Dotto.
Numa das tarefas, os jovens recebem uma garrafa PET com água congelada e têm que descongelar o recipiente para descobrir a missão. No entanto, não podem desperdiçar o conteúdo, pois o mesmo precisa ser reutilizado para regar a horta criada pelas próprias crianças.
O momento mais esperado é a festa de encerramento da gincana, que acontece no dia 14/10, quando todos os núcleos se encontrarão na sede da Associação Atlética Banco do Brasil - AABB São Leopoldo quando a equipe vencedora será conhecida. O prêmio não podia ser mais adequado: um dia em um parque aquático. Juliana Cardoso fez parte do time campeão do ano passado e está cheia de expectativa para repetir a dose. “O legal da competição é que a gente se diverte e ainda aprende”, contou ela. Empolgado, Raul Cesar comentava com os colegas que ia chegar em casa e ensinar muitas coisas aos pais sobre como não desperdiçar a água. “A gincana do PEI me ensinou que as pessoas precisam dar valor à água antes que ela acabe.”
O Programa Esporte Integral - PEI é um projeto do Centro de Cidadania Unisinos - CCIAS e tem parceria como o Projeto AABB Comunidade de São Leopoldo.
Conheça o site do projeto: www.unisinos.br/pei.