.Universidade

05/04/2012 · 15:20
Para melhorar o mundo
TEDxChange aconteceu em 5/4 e foi retransmitido pelo TEDxUnisinosChange
Tamanho da Letra
Texto: Pablo Furlanetto
Imagens: André Seewald


Aconteceu em 5/4, em Berlim, na Alemanha, o TEDxChange. Com o tema The Big Picture, o evento contou com a presença de cinco palestrantes, pessoas que estimulam diferentes ações para melhorar o mundo. A Unisinos, através do TEDxUnisinosChange, retransmitiu o evento em Porto Alegre, no campus da universidade na capital.

O primeiro a subir ao palco foi o engenheiro mecânico e designer de produtos, Jeff Chapin. Ele apresentou o trabalho que realiza no Camboja, o Projeto de Saneamento Básico, que tem como objetivo principal otimizar o uso de latrinas por parte da população pobre. "Meu objetivo é dar muitas ideias para solucionar os problemas. As latrinas ajudam na economia de matéria-prima e aumento da renda de famílias pobres”, enfatizou.


O segundo a explanar seus pensamentos foi Sven Giegold, membro do Parlamento Europeu e um dos fundadores da Attac na Alemanha. Giegold defendeu a importância de investirmos em energia renovável, transporte público e outras ações que consumam menos recursos do meio ambiente. Ele acredita que os governos devem regular as finanças globais, a fim de mover capital para as necessidades reais da economia. "Sete milhões de pessoas na Alemanha se juntaram ao movimento de energia renovável".

Outra a falar foi Theo Sowa, especialista em desenvolvimento social internacional e CEO interina do Fundo das Mulheres Africanas para o Desenvolvimento. Sowa bateu muito na tecla da falta de inserção do povo africano, no caso as mulheres, nas discussões sobre a “big picture”.  A crítica acredita que isso ocorre porque o mundo ainda as vê como vítimas.

Baaba Maal, músico senegalês, tocou, na sua vez, "Canção para as mulheres". O artista é promotor das mais importantes tradições dos povos de língua Pulaar, e rompe a barreira da língua, “cantando a esperança de mudança”.

Para fechar as palestras do TEDxChange, Melinda Gates, co-presidente da The Bill & Melinda Gates Foundation, falou sobre um assunto polêmico na sociedade: a importância do uso dos contraceptivos. Ela disse que milhares de mulheres que não queriam ter engravidado morrem durante o parto, e que muitas crianças não sobrevivem ao primeiro ano de vida. Gates indagou se é realmente pecado fazer o controle de natalidade, dizendo que nos últimos 250 anos os pais têm tomado a decisão de terem famílias menores. “Devemos fazer um planejamento familiar, como maneira de ter avanços econômicos no mundo”, acredita.

O TEDxUnisinosChange contou ainda com a participação dos professores Daniel Bittencourt e Carlo Franzato.


Mais Notícias

21/10/2013 · 08:43
Mão na massa
20/08/2013 · 16:28
Summer Spot
14/05/2013 · 11:00
Simpósio Internacional
09/05/2013 · 15:00
Conversas com o Embaixador
06/05/2013 · 09:45
Fronteiras do Pensamento 2013

Voltar
Rodapé - Links