.Universidade

06/06/2014 · 10:33
Brincando de somar
Alunos criam aplicativo para ensinar matemática a crianças
Tamanho da Letra
Texto: Pâmela Oliveira
Imagens: Divulgação

Uma dupla de alunos da Unisinos e outra da PUCRS se uniram para criar um jogo educativo voltado a crianças de sete a 10 anos, o Calango Kids. Desenvolvido para iOS, o aplicativo aposta no entretenimento como ferramenta de ensino. “Percebemos que mesmo os pequenos brincam em dispositivos móveis, mas não os usam para o aprendizado”, explica Leandro Lopes, estudante de Jogos Digitais da Unisinos. “Buscando soluções criativas, pensamos em criar algo que não apenas divertisse, mas que pudesse ensinar.”

O desafio consiste em resolver questões matemáticas estourando balões que surgem na tela, de acordo com a operação exigida em cada fase. Com exceção dos sons, o aplicativo foi todo elaborado pelos alunos. Além de Leandro, integram a equipe de desenvolvedores Gabriel Giulian, também da Unisinos e do curso de Jogos Digitais, Daniel Barcellos e Tiago Oliva, ambos da PUCRS e das graduações em Ciência da Computação e Sistemas de Informação, respectivamente.


Segundo os estudantes, a criação do aplicativo não envolveu custos, somente tempo. Leandro, por exemplo, teve de conciliar o projeto com suas funções desempenhadas numa empresa de desenvolvimento iOS. “Trabalhava durante o dia e me dedicava ao jogo no restante do tempo, quando não tinha aula na universidade”, conta. Agora, saiu do emprego e está integralmente envolvido com as ideias do grupo.

Sobre o processo de produção, Leandro diz que o conhecimento de aula foi fundamental. "Com a base de programação e os métodos ágeis de gerenciamento de projeto, conseguimos organizar a equipe para implementar o jogo da melhor forma possível."



Apesar de reconhecerem que o mercado de aplicativos está “um pouco saturado”, eles acreditam nas novas oportunidades para soluções criativas e no trabalho sério e dedicado. Por isso, não param por aqui. “Queremos nos aproximar das empresas e escolas que procuram métodos diferenciados de ensino”, compartilha Leandro. “Com tempo, lançaremos novas matérias e conteúdos.”

O app é o primeiro de uma série de jogos que o quarteto pretende desenvolver. Ainda não há previsão de lançamento para a plataforma Android. O jogo está disponível aqui.


Mais Notícias

23/06/2014 · 10:00
Mundial de futebol
15/04/2014 · 13:30
Páscoa Solidária
18/12/2013 · 15:48
Concertos Didáticos
06/11/2013 · 13:36
Antes da aula
11/04/2013 · 17:39
Matemática para os fortes
Buscar
Edições Anteriores
Assine a Newsletter

Voltar
Rodapé - Links