.Universidade

06/12/2010 · 15:55
Melhor ensino na América Latina
Unisinos contribuirá com projeto ALFA III
Tamanho da Letra
Texto: Da Redação
Imagens: Reprodução


A Unisinos está entre as nove universidades latino-americanas aprovadas para o desenvolvimento do projeto ALFA III. A Unisinos será representada pela professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Underléa Bruscato e conta com a colaboração do professor da Informática Sandro Rigo.

O grupo aprovado no concurso ALFA III chama-se Gaivota (Grupos Académicos para la Visualización Orientada con Tecnologías Apropiadas) e é liderado pela Universidade Pública de Navarra. Com 36 meses de duração, o projeto visa consolidar uma rede para o desenvolvimento de aplicações de realidade virtual. Além disso, contempla a implementação de equipamentos de fabricação digital e realidade aumentada na universidade e a organização de um workshop internacional e um intercâmbio acadêmico.

Segundo a professora Underléa, a participação da Unisinos é bastante importante. “Essa participação poderá desenvolver diferentes aplicações de realidade aumentada, direcionada para a recuperação e difusão nas regiões da Serra Gaúcha e das Missões. Ainda, o apoio ao projeto Solar Decathon, representação Brasil 2012, contará com a utilização de ferramentas de fabricação digital na arquitetura dando atenção a eficiência energética nas edificações”, diz.

As seguintes instituições de ensino superior também fazer parte da iniciativa: Universidad de Zaragoza (España), University of Applied Sciences Wuerzburg (Alemanha), Instituto Politécnico do Porto (Portugal), Universidad de Belgrano (Argentina), Universidad Nacional de San Luis (Argentina), Universidad Privada de Santa Cruz de la Sierra (Bolivia), Universidade Federal de Pelotas (Brasil), Universidad del Bío-Bío (Chile), Universidad Tecnológica de Honduras (Honduras) e Universidad de la República (Uruguay).

O programa ALFA III tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do Ensino Superior na América Latina, através da cooperação entre a União Europeia e os países latino-americanos. Esse esforço contribuirá para o desenvolvimento econômico e social da região.

Mais Notícias

16/06/2014 · 10:37
Um líder coerente e versátil
02/12/2013 · 15:28
Unisinos e Credeal
29/08/2013 · 18:05
Parceria que dá certo
05/08/2013 · 13:03
Negócio de flores
03/06/2013 · 11:51
Passe valorizado

Voltar
Rodapé - Links