Os indicados ao FILE PRIX LUX, primeiro prêmio internacional destinado aos artistas da área de cultura digital, promovido pelo Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE) e pelo Santander, serão apresentados, nesta terça-feira (11/5), às 11h, no Cine Santander Cultural, em Porto Alegre.
O concurso recebeu 1235 inscrições de 44 países, e os 90 finalistas serão levados à votação popular e o ganhador será premiado, dia 26/7, na abertura do festival em São Paulo, com R$ 10 mil. A iniciativa foi concebida para complementar as ações do FILE na área das linguagens eletrônicas e digitais, com o intuito de premiar, incentivar e estimular o aparecimento de novos talentos. Além de inovar e agregar diferenciais ao festival, o FILE PRIX LUX imputa valor as manifestações e confere aos artistas contemplados repercussão nacional e internacional. Trata-se de uma iniciativa inédita na América Latina que valoriza a arte do século XXI, viabilizada pela primeira vez pelo Santander por meio da Lei Rouanet de incentivo à Cultura.
Desde 2000 o FILE constitui uma plataforma interdisciplinar internacional para incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores e criativos na área das artes e das tecnologias. O FILE é uma organização cultural sem fins lucrativos que viabiliza uma reflexão sobre as principais questões do contexto eletrônico-digital contemporâneo mundial, sempre tendo em vista uma visão globalizada e transdisciplinar na complexidade política do universo cultural de nosso tempo.
O FILE PRIX LUX concederá sete prêmios (primeiro lugar, segundo lugar e cinco menções honrosas) para cada uma das três categorias - Arte Interativa, Linguagem Digital e Sonoridade Eletrônica - oferecendo assim 21 prêmios em dinheiro no valor total de R$ 285 mil. A votação acontece até 25/6 e pode ser feita através do site www.fileprixlux.org.
Uma ação, com o propósito de divulgar a etapa de votação do prêmio, será apresentanda na Unisinos na próxima quarta-feira(19/5), a partir das 20h, no saguão da Biblioteca.